sexta-feira, 16 de agosto de 2013

O Gosto dos Outros

O Gosto dos Outros (Le Gout des Autres, França, 2000) – Nota 7,5
Direção – Agnes Jaoui
Elenco – Anne Alvaro, Jean Pierre Bacri, Alain Chabat, Agnes Jaoui, Gerard Lanvin, Christiane Millet, Wladimir Yordanoff.

Numa cidade do interior da França, o industrial Castella (Jean Pierre Bacri) é um sujeito grosseiro e entediado com sua vida de casado com a fútil Angélique (Christiane Millet). Numa certa noite, Castella é obrigado pela esposa a ir numa peça de teatro, mas para sua surpresa, a atriz principal é Clara (Anne Alvaro), mulher que anos atrás foi sua professora de inglês e quem ele dispensou do trabalho sem o menor constrangimento. 

Desta vez, Castella sente-se atraído por Clara, principalmente pelo seu desempenho na peça. Ele se aproxima de Clara e dos amigos da atriz, despertando uma paixão pela vida cultural e boêmia, porém sendo também alvo das piadas do grupo, que vê no homem alguém que não faz parte daquele mundo. 

Em paralelo, o ex-policial Franck (Gerard Lanvin), guarda-costas de Castella, se envolve com a garçonete Manie (Agnes Jaoui), que vende haxixe para complementar o orçamento e o motorista Bruno (Alain Chabat) percebe o vazio de sua vida ao comparar com a vida sexual de Franck e a nova vida de Castella. 

A atriz Agnes Jaoui estreou na direção com este longa que concorreu ao Oscar de Filme de Estrangeiro, utilizando um roteiro escrito em parceria com seu marido Jean Pierre Bacri. O ponto principal do roteiro é criticar os preconceitos que surgem das diferenças entre os personagens, como o grupo de atores de teatro que não respeita o sujeito de meia-idade que descobriu o gosto pela arte ou o conflito entre a garçonete que infringe a lei e seu amante ex-policial que não aceita a situação. 

O resultado é um simpático misto de drama com comédia, que no fundo deixa a lição de que devemos seguir nosso gosto, nossas vontades, não se importando com as críticas.

Nenhum comentário: