quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Atirador de Elite

Atirador de Elite (Le Guetteur, França / Bélgica / Itália, 2012) – Nota 6,5
Direção – Michele Placido
Elenco – Daniel Auteuil, Mathieu Kassovitz, Olivier Gourmet, Francis Renaud, Nicolas Briançon, Jerome Pouly, Violante Placido, Luca Argentero, Arly Jover, Michele Placido, Hocine Choutri, Fanny Ardant.

O chefe de polícia Mattei (Daniel Auteuil) recebe informações sobre um plano de assalto a um banco no centro do Paris. Ele decide montar uma armadilha para prender os assaltantes assim que eles saírem do banco, porém Mattei não imagina que um atirador (Mathieu Kassovitz) está vigiando do alto de um prédio. Assim que a polícia age para prender o grupo, o atirador abre fogo e atinge vários policiais nos braços e nas pernas para imobilizá-los. O grupo consegue fugir com o dinheiro e com um dos elementos ferido. Em seguida, Mattei inicia uma caçada para encontrar os foragidos, principalmente o atirador. 

Este longa policial dirigido pelo ator italiano Michele Placido começa de uma forma sensacional, com uma ótima sequência de ação em frente ao banco que é assaltado, dando a impressão de que poderia ser um ótimo filme. A partir daí, o longa se perde um pouco num roteiro enrolado, que cria um emaranhado de mortes e traições, falha no desenvolvimento dos personagens e principalmente em algumas coincidências que soam forçadas, como o passado do atirador com o filho do policial e o sinistro segredo guardado pelo médico vivido por Olivier Gourmet. 

Quem gosta do gênero policial pode até se divertir relevando as falhas, mas fica a sensação de que a premissa poderia render um filme bem melhor.  

Nenhum comentário: