segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Mortos Que Matam

Mortos Que Matam (The Last Man on Earth, Itália / EUA, 1964) – Nota 6
Direção – Sidney Salkow & Ubaldo Ragona
Elenco – Vincent Price, Franca Bettoia, Emma Danieli, Giacomo Rossi Stuart, Christi Courtland.

O cientista Robert Morgan (Vincent Price) é aparentemente o último homem vivo na Terra após um vírus ter devastado a população. O vírus desconhecido fez ainda os mortos ressuscitarem e atacarem os sobreviventes. Morgan que perdeu esposa e filha, vive isolado numa casa que toda a noite é atacada pelos mortos-vivos, que durante a dia se escondem com medo da luz do sol. A surpresa aumenta quando Morgan encontra outra sobrevivente (Franca Bettoia) que parece não ter sido infectada. 

Esta produção rodada na Itália foi a primeira versão para o cinema do livro “I Am Legend” de Richard Matheson, que escreveu também o roteiro e que faleceu recentemente. As duas versões seguintes são superiores, sendo a melhor “A Última Esperança da Terra", longa protagonizado por Charlton Heston em 1971. Já a superprodução “Eu Sou a Lenda” de 2007 com Will Smith no papel principal, se mostra um filme apenas mediano, nada mais do que isso. 

O longa com Vincent Price hoje parece totalmente tosco, com um estilo que lembra a antiga série “Além da Imaginação”, que por sinal teve Richard Matheson como um dos seus criadores. As cenas de luta entre Price e os mortos-vivos são risíveis e o elenco italiano é canastrão ao extremo. 

Algumas ideias são interessantes, como o poço onde são jogados os corpos para serem incinerados e o cerco à casa do personagem principal, cena que serviu de inspiração para George Romero em seu clássico “A Noite dos Mortos-Vivos”, filme que mudou a cara do cinema do terror. 

No geral, “Mortos Que Matam” vale apenas como uma curiosidade cinematográfica para os fãs do gênero.

Nenhum comentário: