sábado, 18 de janeiro de 2014

Clube dos Pilantras I e II


Clube dos Pilantras (Caddyshack, EUA, 1980) – Nota 4
Direção – Harold Ramis
Elenco – Chevy Chase, Rodney Dangerfield, Ted Knight, Michael O’Keefe, Bill Murray, Sarah Holcomb, Scott Colomby, Albert Salmi, Brian Doyle Murray.

Danny (Michael O’Keefe) é um jovem que trabalha como caddy (carregador de tacos) num clube de golfe e está em dúvida se deseja realmente ir para universidade, pois não tem como pagar o curso. Ele tenta conseguir uma bolsa de estudos puxando o saco de um juiz (Ted Knight) que é presidente do clube. Por outro lado, o juiz vive em guerra com um ricaço falador (Rodney Dangerfield). O clube é frequentado também por um golfista frustrado (Chevy Chase) e tem vários empregados como o jardineiro maluco Carl (Bill Murray). 

Assistindo hoje fica difícil acreditar que esta comédia de poucas risadas tenho feito sucesso. A explicação talvez esteja na própria época, que tinha o gênero comédia maluca estava no auge após sucessos de “O Clube dos Cafajestes”, “Os Irmãos Cara-de-Pau” e “Apertem os Cintos, o Piloto Sumu”. O longa tem um roteiro horroroso, que na verdade são várias pequenas tramas que não vão a lugar algum. 

O único destaque do elenco é o falecido Rodney Dangerfield, que soltava piadas como uma metralhadora giratória e era especialista em personagens exagerados. Até mesmo o ótimo Bill Murray está ridículo como o jardineiro com trauma de guerra, enquanto o astro Chevy Chase parece estar alheio a tudo que acontece a sua volta. 

Clube dos Pilantras II (Caddyshack II, EUA, 1988) – Nota 3
Direção – Allan Arkush
Elenco – Jackie Mason, Robert Stack, Dyan Cannon, Jessica Lundy, Jonathan Silverman, Dina Merrill, Chynna Phillips, Brian MacNamara, Paul Bartel, Randy Quaid, Dan Aykoryd, Chevy Chase, Pepe Serna.

Jack Hartounian (Jackie Mason) é o dono de uma empresa de construção que ficou rico. Sua filha (Jessica Lundy) quer aproveitar a vida de novo rico para frequentar o famoso clube de golfe de Bushwood, porém por seu pai não ter o “estilo” dos sócios, a adesão é vetada por Chandler Young, presidente do local (Robert Stack). Jackie encara o veto como uma ofensa pessoal e decide comprar metade do clube que pertence a Ty Webb (Chevy Chase), dando início a uma guerra com Chandler. 

Se o original já era fraco, esta sequência tardia é uma cópia desbotada e ainda menos engraçada. O erro começa com a escolha do comediante Jackie Mason para o papel principal, que tenta repetir sem sucesso o estilo cínico de Rodney Dangerfield. 

O elenco é ruim e as participações de Chevy Chase, Dan Aykoryd e Randy Quaid são mínimas, sendo apenas uma forma de chamariz para o público.

Nenhum comentário: