sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

O Caminho das Nuvens

O Caminho das Nuvens (Brasil, 2003) – Nota 7
Direção – Vicente Amorim
Elenco – Wagner Moura, Claudia Abreu, Ravi Ramos Lacerda, Sidney Magal.

Romão (Wagner Moura) está desempregado e para ele é inaceitável receber ajuda para sustentar sua família. Com o objetivo de conseguir um emprego de “mil reais”, Romão arrasta a esposa Rose (Claudia Abreu) e os cinco filhos para uma aventura maluca. A família sai de bicicleta do interior da Paraíba com destino ao Rio de Janeiro, para percorrer vários Estados e um distância de mais de três mil quilômetros. Enfrentando chuva, sol, fome, sede, aproveitadores e a violência, sem contar o conflito entre Romão e filho Antônio (Ravi Ramos Lacerda), que considera a viagem um loucura, a família chegará ao destino, mas continuará longe do objetivo sonhado por Romão. 

Baseado numa história real, este filme marcou a estreia de Vicente Amorim na direção de um longa e apresenta as mesmas virtudes e defeitos dos trabalhos posteriores do diretor. A produção hollywoodiana “Um Homem Bom” e o drama sobre a imigração japonesa “Corações Sujos” tem histórias interessantes, uma boa fotografia e uma parte técnica bem cuidada, mas falta algo para serem filmes de destaque. 

Este “O Caminho das Nuvens” tem bons momentos, como as discussões entre Romão e o filho e a curiosa participação do cantor Sidney Magal, mas no geral é um road movie (ou seria bike movie) apenas mediano, sem grandes surpresas. 

Vale destacar as atuações de Wagner Moura e do garoto Ravi Ramos Lacerda, que parecia ser promissor, mas que não trabalha como ator desde 2008.  

Nenhum comentário: