segunda-feira, 10 de março de 2014

Mother - A Busca Pela Verdade

Mother – A Busca Pela Verdade (Madeo, Coréia do Sul, 2009) – Nota 8
Direção – Joon Ho Bong
Elenco – Hye Ja Kim, Bin Won, Ku Jin, Je Mun Yun.

Numa cidade do interior da Coréia do Sul, Yoon Do Joon (Bin Won) é um jovem com atraso mental que tem como único amigo o malandro Jin Tae (Ku Jin). A amizade é mal vista pela mãe de Yoon (Hye Ja Kim), que tenta proteger o filho sem muito sucesso. Quando uma adolescente é encontrada morta em uma casa abandonada, Yoon se torna o principal suspeito do crime, por ter sido visto andando pela cidade bêbado atrás da garota. 

Por causa do atraso intelectual e por estar bêbado, Yoon não consegue lembrar o que ocorreu e acaba preso. Sua mãe não se conforma com a acusação, com a falta de vontade da polícia em se aprofundar no caso e com seu próprio advogado que não tem interesse algum em defender o rapaz, situação que faz com que ela decida investigar o crime por conta própria, até descobrir a verdade. 

O diretor coreano Joon Ho Bong, que comandou agora em Hollywood “O Expresso do Amanhã”, longa muito aguardado que ainda não estreou por aqui, fez três grandes trabalhos em seu país natal. O ótimo “Memórias de um Assassino” eu considero seu melhor filme, um pouco superior aos também ótimos “O Hospedeiro” e este “Mother – A Busca Pela Verdade”, que a princípio pode causar estranheza no público desacostumado com longas orientais, principalmente pela cena da briga no campo de golfe que parece engraçada, mas logo que ocorre o crime a narrativa muda o foco para a luta da velha senhora em inocentar o filho. 

Assim como em “Memórias de um Assassino”, onde policiais incompetentes caçavam um serial killer, aqui novamente a polícia coreana é mostrada como desleixada e adepta da tortura, as cenas do interrogatório e da reconstituição do crime são exemplos. Além disso, os detalhes são importantes na trama, com situações aparentemente sem sentido que no final se encaixam perfeitamente, sem contar os objetos como o taco de golfe, o pedregulho e a caixa de agulhas. 

Joon Ho Bong já mostrou ser um grande diretor, com estilo original e ótimo domínio de câmera, inclusive para filmar sequências que parecem confusas, com vários personagens se movendo ao mesmo tempo, como a cena da briga que citei no início e a discussão entre as mulheres no funeral. 

São três filmes imperdíveis, agora é esperar para conferir sua estreia em Hollywood.   

3 comentários:

Gustavo disse...

Joon-ho trabalha bem com o questionamento moral nesse filme, sobretudo no que concerne os atos da mãe. É um bom suspense. Concordo que o diretor seja um destaque asiático. Tomara que volte a fazer filmes de mistério nesta linha em sua terra natal.

Pedrita disse...

anotado. beijos, pedrita

Hugo disse...

Gustavo - O sujeito é talentoso, o desafio será manter o nível de qualidade em Hollywood.

Pedrita - Ok

Abraço