sábado, 19 de abril de 2014

Exótica

Exótica (Exotica, Canadá, 1994) – Nota 7
Direção – Atom Egoyan
Elenco – Bruce Greenwood, Mia Kirshner, Don McKellar, Elias Koteas, Arsinée Khanjian, Sarah Polley, Victor Garber.

Francis (Bruce Greenwood) é um solitário fiscal da alfândega que diariamente visita a boate Exotica e paga para jovem stripper Cristina (Mia Kirshner) dançar especialmente para ele. Este fato causa ciúmes em Eric (Elias Koteas), o DJ que narra a apresentação das garotas da boate e que tem dificuldade em aceitar o fim da relação com Cristina. No meio deste aparente triângulo surge ainda Thomas (Don McKellar), o dono de uma loja de animais que para aumentar seus lucros trafica espécies exóticas. Francis tem ainda uma estranha relação com a sobrinha (Sarah Polley) e o irmão (Victor Garber), este que vive numa cadeira de rodas. 

O diretor Atom Egoyan é um egípcio descendente de armênios radicado no Canadá que chamou atenção da crítica com o longa “Calendário” de 1993 e que em seguida comandou este curioso “Exótica”, trabalho que tem boas ideias, mas deixa um pouco a desejar com a frieza da narrativa. 

É interessante a escolha de mostrar algumas cenas do passado fazendo com que o espectador descubra aos poucos a teia que envolve quase todos os personagens. 

O título que dá nome a boate onde se passa grande parte da trama, serve também para rotular as atitudes dos personagens e os animais comercializados por Thomas. 

Como informação, a libanesa Arsinée Khanjian é figura presente em quase todos os trabalhos de Egoyan.     

2 comentários:

Red Dust disse...

Olá, Hugo!!! :)

Um filme sobretudo diferente. Com um toque de se saber construir.

Engraçado, hoje estive com o CD da banda sonora na mão. Música de primeira de Michael Danna.

Um abraço!!!

Hugo disse...

Red - A trilha sonora é realmente muito boa, principalmente as músicas tocadas na boate.

Abraço