sábado, 31 de maio de 2014

Galáxia do Terror & O Ataque dos Tomates Assassinos


Galáxia do Terror (Galaxy of Terror, EUA, 1981) – Nota 5
Direção – Bruce D. Clark
Elenco – Edward Albert, Erin Moran, Ray Walston, Bernard Behrens, Zalman King, Robert Englund, Sid Haig, Gracie Zabriskie, Jack Blessing.

No futuro, uma nave de resgate é enviada para um planeta distante em busca de sobreviventes de uma expedição espacial. No estranho planeta, o grupo de resgate encontra uma espécie de pirâmide onde poderiam estar os sobreviventes, porém ao invés disso são obrigados a enfrentar um ameaça alienígena letal que passa a caçá-los um a um.

Esta produção de Roger Corman copia a premissa de “Alien – O Oitavo Passageiro” e por coincidência, lembra também a trama do posterior “Aliens – O Resgate”. Com efeitos especiais paupérrimos e cenas de ação apenas razoáveis, a curiosidade para ver este longa existe apenas pelo elenco recheado de canastrões conhecidos. O veterano Ray Walston, da série clássica “Meu Marciano Favorito”, Gracie Zabriskie, a mãe da Laura Palmer de”Twin Peaks” e especialista em personagens malucas, Sid Haig, figura habitual nos filmes de terror de Rob Zombie e Robert Englund, o eterno Freddy Krueger, além de Zalman King, que ficaria famoso como o roteirista de “Nove e Meia Semanas de Amor” e diretor de “Orquídea Selvagem”.

O Ataque dos Tomates Assassinos (Attack of the Killer Tomatoes!, EUA, 1978) – Nota 2
Direção – John De Bello
Elenco – David Miller, George Wilson, Sharon Taylor, Rock Pearce.

Quando os tomates começam a atacar os humanos, o governo americano cria um grupo com oficiais do exército e cientistas para enfrentar a ameaça. O responsável por liderar o grupo é Mason Dixon (o gordinho David Miller), que terá a disposição estranhos agentes, como um especialista em disfarces, um mergulhador e uma ginasta alemã. 

A trama absurda é apenas uma premissa para cenas ridículas, na sua maioria sem graça alguma. Pouca coisa se salva, talvez as cenas na minúscula sala de reuniões com várias pessoas apertadas e a sequência em que um sujeito se disfarça de Hitler, porém é pouco para salvar o filme. O longa se tornou cult pelo título que é tão absurdo como a história, mas é necessário o espectador comprar a ideia para encontrar algo interessante nesta obra. 

Como informação, o longa teve três sequências, todas comandadas por John De Bello, inclusive com a participação de um novato George Clooney em “A Volta dos Tomates Assassinos” de 1988, mas não tive a coragem de encarar estas bombas.   

2 comentários:

Pedrita disse...

eu adoro esses filmes. embora esses especificamente só vendo pra saber se já assisti. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - São filmes trash, que valem a espiada apenas para quem gosta do estilo.

Bjos