quinta-feira, 1 de maio de 2014

O Triunfo da Vontade

O Triunfo da Vontade (Triumph des Willens, Alemanha, 1935) – Nota 0
Direção – Leni Riefenstahl
Documentário

Algumas obras se tornam malditas por problemas nas filmagens, gasto excessivo de dinheiro, diretor egocêntrico e até acidentes causando mortes, porém este documentário “O Triunfo da Vontade” pode ser considerado único neste quesito por mostrar a reunião do Partido Nacional Socialista (Partido Nazista) em 1934 na cidade de Nuremberg, como uma espécie de prévia sinistra do que Hitler e seus generais planejavam para tentar dominar o mundo poucos anos depois. 

A diretora Leni Riefesntahl, que carregou a mancha deste trabalho até a morte, mostrou talento para criar um clima de grandiosidade do regime, tanto nas cenas das multidões, como nos discursos inflamados do alto comando nazista. Até hoje vemos muito coisa parecida nas campanhas políticas, com os candidatos tentando manipular as massas através de palavras fortes, mesmo que com conteúdo vazio ou até absurdo. 

Sequências com crianças sorrindo para o ditador, um exército de jovens que parecia acreditar em um novo país e os vários discursos do Fuhrer são de revirar o estômago. Foi extremamente difícil assistir até o final, confesso que usei o fast forward em várias sequências. Pensei em não dar nota alguma para o doc, mas algo com um conteúdo tão absurdo merece um zero gigante. 

2 comentários:

Gustavo disse...

Nem sei se tenho coragem de assistir. Mas, de fato, dá um belo material para a discussão sobre o que vale mais, a forma ou o conteúdo...

Hugo disse...

Gustavo - Sem dúvida, é um material ideal para discutir este tema.

Abraço