terça-feira, 10 de junho de 2014

Julgamento em West Point & A Condecoração


Julgamento em West Point (Assault at West Point: The Court-Martial of Johnson Whittaker, EUA, 1994) – Nota 6,5
Direção – Harry Moses
Elenco – Samuel L. Jackson, Sam Waterston, John Glover, Seth Gilliam, Al Freeman Jr, Robert Clohessy, Josef Somer, Val Avery, Greg German.

Em 1920 no Estado de Oklahoma, Johnson Whittaker (Al Freeman Jr) é procurado por um jornalista (Robert Clohessy), que deseja saber o que realmente ocorreu com ele durante a juventude quando era um cadete na escola militar de West Point. O velho Johnson decide contar sua história, começando em 1880 quando tinha vinte e um anos (interpretado por Seth Gilliam) e foi perseguido por ser o único cadete de cor negra. 

Johnson foi atacado por outros cadetes com máscaras que o deixarem quase morto, mas mesmo assim o exército decidiu julgá-lo como se ele próprio tivesse criado a cena de espancamento. No absurdo julgamento, Johnson é defendido por uma famoso advogado branco, Daniel Chamberlain (Sam Waterson), que pouco faz para ajudá-lo, mesmo tendo como auxiliar o advogado negro Richard Greener (Samuel L. Jackson), que por seu lado sente-se impotente por ser obrigado a seguir as instruções do sujeito sem contestar. 

Baseado numa história real tirada dos arquivos de West Point, este drama produzido para a tv é um vergonhoso exemplo de injustiça, onde o racismo transformou vítima em réu com a colaboração de vários indivíduos. A trama é melhor que o filme, que se mostra um pouco arrastado e didático, falta ritmo e emoção. Vale destacar a forte de presença de Samuel L. Jackson.

A Condecoração (Decoration Day, EUA, 1990) – Nota 7
Direção – Robert Markowitz
Elenco – James Garner, Judith Ivey, Bill Cobbs, Ruby Dee, Laurence Fishburne, Jo Anderson, Norman Skaggs.

O viúvo Albert Sidney Finch (James Garner) vive recluso nos arredores de uma cidade do interior dos Estados Unidos. Albert acaba sendo obrigado a visitar a cidade quando seu afilhado (Norman Skaggs) se mete em confusão, ao mesmo tempo em que um velho amigo de infância, o negro Gee (Bill Cobbs) se recusa a receber uma medalha de condecoração por sua participação na Segunda Guerra. 

Esta produção para tv toca com sensibilidade em temas universais como amizade e vida simples, além de colocar em discussão até que ponto uma condecoração por ter lutado na guerra é uma homenagem verdadeira ou se na realidade ela serve apenas para desenterrar tristes lembranças e traumas. Os destaques são as interpretações dos veteranos James Garner e Bill Cobb.    

Nenhum comentário: