sábado, 5 de julho de 2014

No Limite da Mentira

No Limite da Mentira (The Debt, EUA / Inglaterra / Hungria / Israel, 2010) – Nota 7,5
Direção – John Madden
Elenco – Helen Mirren, Sam Worthington, Jessica Chastain, Marton Csokas, Tom Wilkinson, Ciaran Hinds, Jesper Christensen, Romi Aboulafia.

Israel, 1997, a escritora Sarah Gold (Romi Aboulafia) lança um livro sobre a participação de sua mãe Rachel Singer (Helen Mirren) em um missão do Mossad, o serviço secreto israelense, que em 1966 tinha o objetivo de capturar o criminoso nazista conhecido como “O Cirurgião de Birkenau” (Jesper Christensen), que vivia com identidade falsa em Berlim, na antiga Alemanha Oriental. 

O lançamento do livro deixa Sarah apreensiva, assim como seu ex-marido Stephan Gold (Tom Wilkinson), que também participou da missão, além do reaparecimento de David Peretz (Ciaran Hinds), a terceira pessoa envolvida na ação. 

Em seguida, a trama volta para 1966, com os três personagens ainda jovens (representados respectivamente por Jessica Chastain, Marton Csokas e Sam Worthington), mostrando o que realmente ocorreu durante a missão em Berlim e as consequências destes fatos. 

Esta interessante produção tem como um dos pontos positivos o ótimo elenco, com destaque para os veteranos Helen Mirren, Tom Wilkinson e Ciaran Hinds, além do sinistro Jesper Christensen, que tem atuações superiores ao elenco mais jovem, que por outro lado se não brilham, também não atrapalham, tendo atuações corretas. 

O grande acerto do longa é o roteiro de Matthew Vaughn, diretor de “Kick-Ass” e “X-Men: Primeira Classe”, que consegue amarrar uma trama complexa com competência, prendendo a atenção do espectador até o final.  

Mesmo sendo uma trama ficcional, os elementos do roteiro e o estilo da narrativa lembram uma produção baseada em história real, 

Nenhum comentário: