sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Bates Motel - 2º Temporada

Bates Motel (Bates Motel, EUA, 2013-2014)
Criador - Anthony Cipriano
Elenco - Vera Farmiga, Freddie Highmore, Max Thieriot, Olivia Cooke, Nestor Carbonell.

O grande clássico "Psicose" de Alfred Hitchcock rendeu sequências fracas, algumas versões e serviu de referência para vários outros filmes, deixando a impressão de que qualquer novo projeto sobre o tema estaria fadado ao fracasso, porém o roteirista Anthony Cipriano teve a ótima sacada de criar uma história mostrando a vida de Norman Bates adolescente, quando os primeiros sintomas de loucura começaram a aparecer.

A primeira temporada foi uma espécie de apresentação dos personagens, dando ênfase aos problemas de Norman (Freddie Highmore) no colégio, com as garotas e a relação edipiana com Norma (Vera Farmiga), sua mãe superprotetora. A trama ainda focava na volta para casa do irmão mais velho de Norman, o rebelde Dylan (Max Thieriot) e a dificuldade da família em se estabelecer na pequena White Pine Bay, local onde compraram um velho motel, sem contar nos conflitos com alguns moradores da cidade.

Depois de algumas mortes na primeira temporada e na descoberta de que a cidade é uma grande produtora de maconha, fato que o xerife Alex Romero (Nestor Carbonell) precisa aceitar e administrar para evitar conflitos, esta segunda temporada mantém o nível de qualidade e avança ao abordar os problemas atuais da família Bates e os segredos do passado que vem à tona causando sérias consequências.

Não vou me aprofundar nos detalhes da trama, a surpresa é sempre o melhor caminho, mas cito como ponto principal a evolução da loucura da Norman, que com suas atitudes intempestivas causa uma série de incidentes que por consequência resultam em conflitos e mortes na pequena cidade.

O elenco é outro ponto positivo, com a bela Vera Farmiga muito bem como a mãe que carrega vários traumas e que tenta a todo custo proteger o filho, que ela saber ser problemático. O jovem Freddie Highmore deixa de lado os papéis infantis de filmes como "O Som do Coração" e "A Fantástica Fábrica de Chocolates" para criar um Norman Bates assustador nas cenas em que entra em parafuso e que mostra um olhar vazio, sem contar sua estranha voz que ajuda a dar um ar de maluco ao personagem.

O irmão vivido por Max Thierot tem uma atuação apenas aceitável, entre os coadjuvantes os destaques ficam para Olivia Cooke que vive Emma, uma garota que sofre de uma séria doença respiratória e que se torna amiga da filha e o xerife de Nestor Carbonell, personagem duro e justo interpretado pelo ator que ficou conhecido por seu trabalho em "Lost".

Para quem gosta de uma boa história com drama, suspense e violência, a série "Bates Motel" é uma ótima pedida.

Como informação, cada temporada tem apenas dez episódios.

2 comentários:

renatocinema disse...

Estou insano para assistir a série. Pena que me falta tempo.

Hugo disse...

Renato - Também estou com pouco tempo, está complicado acompanhar séries. Esta eu consegui e gostei.

Abraço