quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Talk Radio - Verdades Que Matam

Talk Radio – Verdades Que Matam (Talk Radio, EUA, 1988) – Nota 7,5
Direção – Oliver Stone
Elenco – Eric Bogosian, Ellen Greene, Alec Baldwin, John C. McGinley, Leslie Hope, John Pankow. Michael Wincott, Zach Grenier.

Analisando a filmografia dos grandes diretores, quase sempre encontramos algum longa pouco reconhecido, mas de ótima qualidade. É o caso deste “Talk Radio”, uma crítica feroz aos podres dos Estados Unidos nos anos oitenta e que ainda continua extremamente atual. 

O filme é baseado em uma peça de teatro escrita pelo ator Eric Bogosian, que na época era um desconhecido que conseguiu chamar a atenção de Oliver Stone e ainda foi escolhido como protagonista. 

O personagem principal é o radialista judeu Barry (Eric Bogosian), que vive em Dallas no Texas e apresenta um programa nas madrugadas onde recebe ligações de todos os tipos de ouvintes, sempre ávidos por questioná-lo sobre algum assunto polêmico, proferir ofensas ou até ameaçá-lo. Para cada ligação recebida, Barry provoca o ouvinte com opiniões contrárias, sempre com críticas pesadas aos políticos, as religiões, ao homossexualismo, as drogas, ou seja, todos temas que despertam ódio nas pessoas. 

Quando seu programa é comprado por uma grande estação que pretende transmiti-lo para o país inteiro, seu chefe Dan (Alec Baldwin) tenta persuadi-lo a diminuir o tom das críticas, fato que desperta ainda mais ódio em Barry, que ainda cria conflitos com sua equipe de trabalho (Leslie Hope e John C. McGinley) e precisa lidar com os sentimentos pela ex-esposa Ellen (Ellen Greene), que volta a rondar sua vida. 

É um filme que se sustenta nos inúmeros diálogos, que em várias sequências se transformam em discussões e no atormentado protagonista que não desperta simpatia alguma, seu papel é questionar os valores de uma sociedade hipócrita, mesmo que termine pagando caro por isso.  

Nenhum comentário: