quinta-feira, 2 de outubro de 2014

A Outra Vida de Richard Kemp

A Outra Vida de Richard Kemp (L'autre Vie de Richard Kemp, França, 2013) – Nota 7,5
Direção – Germinal Alvarez
Elenco – Jean Hugues Anglade, Mélanie Thierry, Philippe Berodot, Jean Henri Compere.

Durante sua corrida matinal, Helene (Mélanie Thierry) encontra o corpo de uma jovem na margem de um rio ao lado de uma ponte. A polícia é chamada e o comissário Richard Kemp (Jean Hugues Anglade) se assusta ao perceber sinais no corpo da jovem assassinada que lembram crimes que ele investigou vinte anos antes. Ao mesmo tempo, Richard se aproxima de Helene, por quem sente atração. 

Na mesma noite, ao voltar para casa, Richard passa pela ponte e vê um furgão parado. Ele desce para verificar e acaba sendo jogado no rio por alguém que surge de repente. Richard sobrevive, porém ao voltar para ponte percebe que seu carro desapareceu. Logo, ele descobre que de alguma forma voltou para 1989, na época em que ocorreram os crimes que o atormentam. Mesmo sem poder procurar ajuda dos amigos, que na realidade o conhecem vinte anos mais jovem, Richard acredita ter a chance de salvar as vítimas e prender o criminoso que nunca foi encontrado. 

Todos os filmes que enfocam viagens no tempo apresentam algumas falhas no roteiro, sendo quase impossível amarrar todas as pontas. O diferencial neste tipo de longa está na forma como o tema é inserido na trama. Por este motivo, este longa francês se torna interessante pela narrativa, que mistura a viagem no tempo com uma investigação policial, sem apelar para cenas explosivas ou efeitos especiais, prendendo a atenção do espectador na busca de respostas. 

A proposta do diretor também é não explicar tudo, ele prefere deixar pistas para o espectador analisar e tirar suas próprias conclusões. 

O destaque do elenco é o veterano Jean Hugues Anglade, famoso por filmes como “Subway”, “Nikita” e “A Rainha Margot”, que aqui interpreta o policial experiente que tem uma segunda chance de corrigir erros do passado. 

Nenhum comentário: