sábado, 11 de outubro de 2014

Sombras do Mal

Sombras do Mal (Night and the City, Inglaterra, 1950) – Nota 8
Direção – Jules Dassin
Elenco – Richard Widmark, Gene Tierney, Googie Withers, Hugh Marlowe, Francis L. Sullivan, Herbert Lom, Stanislaus Zbyszko, Mike Mazurki.

Em Londres, Harry Fabian (Richard Widmark) é um pequeno golpista que trabalha enviando clientes para a boate do casal Helen (Googie Withers) e Philip Nosseross (Francis L. Sullivan), mesmo local onde sua namorada Mary (Gene Tierney) se apresenta cantando. 

Fabian sonha em se tornar empresário, sempre se mostrando empolgado com oportunidades que apenas ele vê e que invariavelmente se transformam em frustração, além do prejuízo financeiro. 

Sem saber o que é desistir, Fabian acredita ter descoberto um pote de ouro quando presencia a briga entre o empresário de luta-livre Kristo (Herbert Lom) e seu pai Gregorius (Stanislaus Zbyszko), este um famoso lutador aposentado. Fabian se aproxima do velho Gregorius e consegue seu apoio para promover lutas, dando início a uma perigosa disputa com Kristo. 

Praticamente esquecido, este clássico noir ambientado no submundo de Londres foge dos clichês do gênero, deixando de utilizar detetives, policiais e mulheres fatais, para colocar como protagonista um golpista cego de ambição e até ingênuo em alguns momentos. 

Este personagem é valorizado pela interpretação de Richard Widmark, ator que ficou marcado por personagens durões e que no mesmo ano protagonizou outro clássico esquecido, o ótimo “Pânico nas Ruas”

Aqui vale destacar ainda o talento do diretor Jules Dassin, que tinha preferência por filmar em locações e que explora bem a cidade de Londres, inclusive os locais decadentes. Dassin era americano, mas preferiu sair do país quando foi pressionado pelo “Macartismo” para delatar os supostos comunistas em Hollywood. Ele continuou sua carreira na Eupora e não mais voltou aos Estados Unidos. 

Uma nova versão da história foi produzida em 1992 com Robert De Niro e Jessica Lange nos papéis principais, porém com resultado inferior.

Nenhum comentário: