domingo, 26 de outubro de 2014

VIPs - Histórias Reais de um Mentiroso

VIPs – Histórias Reais de um Mentiroso (Brasil, 2010) – Nota 7,5
Direção – Marcela Caltabiano
Documentário

No dia em que o povo brasileiro tem a chance de mudar os rumos do país nas urnas, expulsando do poder o partido que saqueou os cofres públicos, escrevo sobre este documentário sobre um dos maiores vigaristas que surgiu na última década. A semelhança não é mera coincidência.

Marcelo Nascimento da Rocha ficou conhecido no Brasil inteiro quando apareceu no programa Amaury Júnior se apresentando como Henrique Constantino, filho do dono da empresa aérea Gol, enganando o apresentador e centenas de pessoas que participavam do Recifolia em um resort na costa pernambucana. A mentira foi descoberta, Marcelo acabou preso e sua história de vida repleta de golpes veio à tona. 

O doc dirigido pela jovem Marcela Caltabiano tem como ponto principal a entrevista com o sujeito que conta com detalhes a inacreditável sequência de golpes que sua mente criou. Vender motos do exército, ser piloto de avião de tráfico, se passar por policial e trabalhar numa delegacia enganando a todos, foram algumas das peripécias do rapaz, que teve como auge o final de semana como o filho falso do dono da Gol. 

Com uma inteligência acima da média e uma ambição maior ainda, Marcelo canalizou seu potencial para enganar o próximo, inclusive a jovem cineasta durante o processo em que negociavam a produção do documentário e o livro sobre seus golpes que foi lançado em seguida. 

Esta negociação rendeu ainda o filme “VIPs” protagonizado por Wagner Moura. O curioso é que Marcelo disse em uma entrevista dada este ano (ela não está no doc) que não gostou do filme, principalmente pela atitude de Wagner Moura, que em momento algum o procurou para falar sobre o personagem e que o ator o teria desrespeitado em entrevista. 

O final do doc mostra Marcelo sendo preso novamente, porém na entrevista deste ano, ele já estava cumprindo o restante da pena em liberdade, trabalhando como consultor e dando palestras. Agora é esperar para conferir se ele realmente mudou ou se vai ceder à tentação de um novo golpe.

2 comentários:

Amanda Aouad disse...

Dede a época que vi VIPS, a ficção, fiquei curiosa com esse documentário, mas nunca tive a oportunidade de conferir.

bjs

Hugo disse...

Amanda - O filme eu ainda não assisti. O doc é interessante de tão absurda que é a história de vida do sujeito.

Bjos