quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Absolutamente Los Angeles & Próxima Parada Wonderland


Absolutamente Los Angeles (L.A. Without a Map, França / Inglaterra / Finlândia, 1998) – Nota 7
Direção – Mika Kaurismaki
Elenco – David Tennant, Vinnessa Shaw, Julie Delpy, Vincent Gallo, Cameron Bancroft, James LeGros, Johnny Depp, Anouk Aimée, Joe Dalessandro, Amanda Plummer, Lisa Edelstein, Saskia Reeves.

Richard (David Tennant) é o herdeiro de uma funerária de uma pequena cidade inglesa, que sonha em se tornar escritor, mas que na realidade escreve obituários para o jornal local. Durante um funeral, Richard conhece e se apaixona pela americana Barbara (Vinessa Shaw), que mora em Los Angeles e diz ser atriz. 

O romance é interrompido com a volta de Barbara para Los Angeles, porém Richard, que adora cinema e tem como ídolo o astro Johnny Depp, acaba sendo aconselhado por algo como o “espírito do ator” e decide seguir para Los Angeles em busca de Barbara. O que ele não sabe é que na verdade a garota é uma aspirante a atriz que trabalha como garçonete, ao mesmo tempo em que Barbara diz para os amigos ter conhecido um escritor em sua viagem a Inglaterra. O reencontro do casal gera várias surpresas e situações curiosas, muito pela diferença cultural e de costumes entre os personagens. 

Esta simpática comédia romântica brinca um pouco com as pessoas que seguem para Hollywood com o sonho de sucesso e que no final precisam enfrentar a vida real, porém de uma forma leve, sem dramas pesados ou algo do gênero. 

As diferenças entre o casal principal gera uma boa química, mas quem rouba a cena é o agitado casal interpretado por Vincent Gallo e Julie Delpy, sem contar a pequena participação de Johnny Depp, interpretando ele mesmo. 

Como informação, o diretor finlandês Mika Kaurismaki vive no Brasil e já comandou alguns documentários sobre o nosso país. Ele é irmão do também diretor Aki Kaurismaki, responsável pelo cult “Os Cowboys de Leningrando Vão Para a América”.

Próxima Parada Wonderland (Next Stop Wonderland, EUA, 1998) – Nota 7
Direção – Brad Anderson
Elenco – Hope Davis, Alan Gelfant, Victor Argo, Robert Klein, Philip Seymour Hoffman, Cara Buono, José Zuniga, Roger Rees, Callie Thorne, Holland Taylor.

Erin (Hope Davis) é uma enfermeira que trabalha no turno da noite em um hospital e que é abandonada pelo namorado (Philip Seymour Hoffman em pequeno papel antes da fama), um ativista que decide sair de Boston para defender uma causa indígena. Alan (Alan Gelfant) trabalha no aquário da cidade como uma espécie de faz-tudo, mas sonha em estudar biologia marinha. Os dois personagens solitários que sofrem com relacionamentos fracassados e problemas pessoais, se cruzam algumas vezes, porém demoram para perceber que sentem algo a mais. 

Com um fiapo de história, o diretor Brad Anderson (do ótimo “O Operário”) consegue prender a atenção do espectador através da interessante montagem, da melancolia dos personagens e a da curiosa trilha sonora que explora a Bossa Nova. Durante a trama, surge um personagem brasileiro (José Zuniga), que se mostra um galanteador barato que tenta conquistar a triste Erin através da música. 

Como curiosidade, o Wonderland do título é o nome de uma estação de trem de Boston.

Nenhum comentário: