terça-feira, 11 de novembro de 2014

Em Busca Pela Verdade

Em Busca Pela Verdade (A Dark Truth, Canadá, 2012) – Nota 5,5
Direção – Damian Lee
Elenco – Andy Garcia, Forest Whitaker, Eva Longoria, Kim Coates, Deborar Kara Unger, Kevin Durand, Lara Daans, Steven Bauer, Al Sapienza, Julio Oscar Mechoso, Devon Bostick.

Quando uma epidemia de tifo atinge uma pequena cidade do interior do Equador, o exército é acionado para matar todos os habitantes e por consequência esconder a tragédia causada pela corporação ClearBec, responsável pelo abastecimento e contaminação da água na região. 

Alguns moradores do local conseguem se esconder na floresta, liderados por Francisco Francis (Forest Whitaker), o sujeito que descobriu a culpa da corporação. O único que consegue fugir do país é o jovem Renaldo (Devon Bostick), que ao chegar ao Canadá, entrega uma gravação para Morgan Swinton (Deborah Kara Unger), herdeira da ClearBec, segundos antes de cometer suicídio. 

Morgan tenta descobrir a verdade sobre o ocorrido no Equador confrontando seu irmão (Kim Coates), CEO da ClearBec, que não revela o que sabe e que deseja encobrir o fato para não prejudicar o contrato milionário que está prestes a assinar com o governo da África do Sul. A saída encontrada por Morgan é contratar Jack Begosian (Andy Garcia), um ex-agente da CIA que hoje tem um polêmico programa de rádio e enviá-lo ao Equador para investigar a situação e resgatar Francisco Francis. 

Esta trama rocambolesca esconde um péssimo roteiro escrito pelo próprio diretor Damian Lee. A temática da exploração da água por corporações em países de terceiro mundo é atual, mas infelizmente a obra fica no meio caminho entre um filme denúncia e um longa de ação vagabundo. 

Bons atores como Andy Garcia e Forest Whitaker pouco podem fazer com personagens rasos e diálogos cheios de clichês, sem contar no exagerado tiroteio na floresta, onde até a pequena Eva Longoria se mostra desenvolta com uma metralhadora. 

É uma pena, no final vemos mais um filme que desperdiça um interessante argumento.  

Nenhum comentário: