domingo, 21 de dezembro de 2014

13 Tzameti

13 Tzameti (13 Tzameti, França, 2005) – Nota 8
Direção – Géla Babluani
Elenco – George Babluani, Aurelien Recoing, Pascal Bongard, Fred Ulysse, Vania Vilers, Phillippe Passon.

Sebastian (George Babluani) é um jovem que trabalha reformando casas em uma pequena cidade da França e que vive numa família que passa por dificuldades financeiras. Durante o trabalho em uma determinada casa, Sebastian descobre que o proprietário Godon (Phillipp Passon), espera uma importante carta, que seria o convite para um serviço que renderia muito dinheiro. 

A carta chega, porém Godon morre de overdose. Sebastian rouba a carta e decide seguir as instruções pensando no dinheiro que pode ganhar, mesmo sem saber qual é o trabalho. Ele viaja para outra cidade e encontra um sujeito que o levará para um local isolado, onde ocorrerá um sinistro jogo com apostas milionárias. 

Como cinéfilo, um fator que muito me agrada é a surpresa. Este ótimo “13 Tzameti” é um grande exemplo, mesmo que por desconhecimento eu tenha assistido primeiro a refilmagem americana dirigido pelo mesmo Géla Babluani. 

A versão americana é de 2010 e se chama “13 – O Jogador”, filme que inclusive já comentei no blog. Vi a chamada na tv a cabo e assisti esperando pouca coisa, mas tive uma surpresa agradável. Fui pesquisar e descobri que era uma refilmagem. 

Consegui encontrar o original, que é superior, principalmente por ser mais cru e realista, além de ter sido filmado em preto e branco. O protagonista do original fala pouco, demonstrando seus sentimentos com atitudes e olhares, o roteiro vai direto ao ponto e as cenas de suspense são de uma tensão insuportável. 

Para que quiser assistir as duas versões, como dica, veja primeiro o original, com o certeza o impacto será maior.

Nenhum comentário: