sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Espionagem em Goa & A Batalha da Vingança


Espionagem em Goa (The Sea Wolves, Suiça / Inglaterra / EUA, 1980) – Nota 6
Direção – Andrew V. McLaglen
Elenco – Gregory Peck, Roger Moore, David Niven, Trevor Howard, Barbara Kellerman, Patrick Macnee.

Em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, os alemães utilizam um transmissor para interceptar mensagens dos aliados e assim localizar os navios de guerra inimigos para afundá-los com ataque de torpedos. Os aliados sabem que o transmissor está instalado em um navio alemão em Goa, uma colônia portuguesa no Pacífico. Como os portugueses se mantinham neutros durante a guerra, os aliados não poderiam atacar com navios ou submarinos, a única chance seria uma missão clandestina. Assim, dois coronéis (Gregory Peck e David Niven) e um capitão (Roger Moore), criam um curioso plano. Eles montam uma equipe de oficiais aposentados, que são levados para a Goa disfarçados como turistas, porém com o objetivo de destruir o navio alemão. 

O diretor inglês Andrew V. McLaglen, filho do antigo astro Victor McLaglen e falecido este ano, comandou três filmes seguidos com o então 007 Roger Moore. Os interessantes “Selvagens Cães de Guerra” sobre um golpe em um país africano e “Resgate Suicida” sobre terrorismo. Este “Espionagem em Goa” é baseado numa história real de veteranos soldados que retornaram para a guerra aceitando esta perigosa missão, inclusive no final do longa vemos as fotos dos verdadeiros soldados. 

Infelizmente o desenrolar da trama fica aquém da premissa. O ritmo é irregular, com várias passagens mortas. Algumas cenas de ação são feitas por dublês e outras se mostram falhas por causa da idade avançada dos protagonistas, principalmente Peck e Niven. Roger Moore repete o papel de espião conquistador e se envolve com a assassinada vivida por Barbara Kellerman. 

É um filme que envelheceu mal. 

A Batalha da Vingança (Shout at the Devil, Inglaterra, 1976) – Nota 6,5
Direção – Peter Hunt
Elenco – Lee Marvin, Roger Moore, Barbara Parkins, Ian Holm.

Pouco antes do início da Primeira Guerra Mundial, o coronel O’Flynn (Lee Marvin) e seu ajudante mudo Mohammed (Ian Holm) vivem em Zanzibar na África como caçadores de marfim. Logo, eles se unem ao aristocrata inglês Oldsmith (Roger Moore), que se envolve e casa com Rosa (Barbara Parkins), filha de O’Flynn. O trabalho ilegal é combatido pelo exército alemão que domina a região. Quando estoura a guerra, os caçadores de marfim se tornam inimigos oficiais dos alemães se unindo aos aliados. 

Este divertido longa tem boas cenas de ação, inclusive uma batalha e uma trama que lembra os filmes de espionagem dos anos cinquenta e sessenta. Além das cenas de ação filmadas na África do Sul, outro destaque é o contraste entre os estilos do eterno vilão Lee Marvin e do galã Roger Moore.  

Nenhum comentário: