quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Maradona by Kusturica

Maradona by Kusturica (Maradona by Kusturica, Espanha / França, 2008) – Nota 6,5
Direção – Emir Kusturica
Documentário

Entre 2005 e 2007, o diretor sérvio Emir Kusturica entrevistou em várias oportunidades o jogador argentino Diego Armando Maradona para montagem deste documentário. 

Intercalando os depoimentos com imagens dos belos gols do jogador, cenas da conturbada vida pessoal, incluindo algumas internações e a relação com a ex-esposa Claudia Villafane, o resultado é um doc irregular, que lembra as entrevistas especiais de tv, aquelas em que alguma “celebridade” faz revelações sobre sua vida. 

Fica clara a admiração de Kusturica pelo personagem Maradona e também a amizade que surgiu entre os dois. Maradona sente-se a vontade para falar do problema com as drogas, cita que sem o vício teria feito uma carreira ainda mais vitoriosa, assim como demonstra seu sentimento de culpa por não ter sido um pai presente, sem contar as críticas a Fifa e seus presidentes Blatter e João Havelange. 

Se nestes casos ele tem razão nas palavras, por outro lado sua admiração por ditadores como Fidel Castro, Evo Morales e Hugo Chavez, além de Che Guevara, é extremamente ingênua, assim como ódio que sente pelos americanos. Ele tenta se mostrar um defensor do povo, porém há décadas vive como uma celebridade, o que demonstra uma atitude semelhante as pessoas que se dizem de esquerda, mas que aproveitam todas as benesses do capitalismo. 

Kusturica ainda mostra em várias sequências a ridícula Igreja Maradoniana, religião criada por fãs do jogador que inventaram celebrações de casamento e batizados baseados no feitos de Maradona dentro do campo. 

Como o próprio Kusturica cita perto do final do doc, apesar de ter conversado várias vezes com Maradona, fica difícil descobrir que ele realmente é.

Nenhum comentário: