sábado, 6 de dezembro de 2014

O Corte

O Corte (Le Couperet, Bélgica / França / Espanha, 2005) – Nota 7,5
Direção – Costa Gavras
Elenco – José Garcia, Karin Viard, Geordy Monfils, Christa Théret, Ulrich Tukur, Olivier Gourmet.

Após quinze anos trabalhando em uma empresa de papel e celulose, o executivo Bruno Davert (José Garcia) é dispensado junto com outros seiscentos funcionários. Formado em engenharia e com um belo currículo, Davert não imaginava que após dois anos e meio, uma infinidade de currículos enviados e diversas entrevistas, ele ainda estaria desempregado. A situação abala sua autoestima e por consequência seu relacionamento com a esposa (Karin Viard) e filhos, além das dificuldades financeiras que começam a aparecer. 

Após ver uma propaganda onde Raymond Machefer (Olivier Gourmet), executivo de uma grande empresa de papel chamada Arcadia, mostra o sucesso do seu trabalho e abre as portas para a contratação de mais um executivo, Davert cria um plano absurdo. Ele decide que será o dono da vaga e para garantir ser o escolhido, Davert planeja matar seus concorrentes, inclusive o próprio Machefer. 

Misturando crítica social com pitadas de humor negro, o diretor grego Costa Gravas desta vez aponta seu dedo para o desemprego que assola a Europa desde a virada do século. O roteiro baseado em um livro de Donald E. Westlake (escritor de “À Queima Roupa” e roteirista de “Os Imorais”) é rico em detalhes sobre como o desemprego afeta o homem, principalmente o sujeito de meia-idade, além de mostrar a busca pelo emprego como uma caça onde poucos sobrevivem. 

Os desempregados que Davert considera seus concorrentes e se tornam seus alvos, sofrem tanto quanto ele. Um deles está revoltado com o mundo trabalhando de garçom, outro enfrenta um problema com a jovem filha que tem um caso com um homem casado e o mais trágico é o sujeito depressivo que foi abandonado pela família e hoje tenta sobreviver como vendedor de ternos em uma loja. 

Todos que já ficaram desempregados alguma vez na vida se identificarão com os problemas enfrentados pelo personagem principal, lógico que deixando de lado o plano maluco colocado em prática pelo sujeito.

4 comentários:

Pedrita disse...

tb gostei muito desse filme, é muito inteligente http://mataharie007.blogspot.com.br/2007/09/o-corte.html beijos, pedrita

Rodrigo Mendes disse...

Um dos poucos do Costa-Gravras que ainda não conferi.

Hey, cara, eu retomei com o blog: http://cinemarodrigo.blogspot.com.br/

aguardo sua visita. Abraço.

Hugo disse...

Pedrito - É um filme original, que faz uma crítica criativa sobre a busca ao emprego.

Rodrigo - Vou linkar novamente seu blog aqui.

Abraço

Pedrita disse...

e bem mordaz.