quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Palo Alto

Palo Alto (Palo Alto, EUA, 2013) – Nota 6,5
Direção – Gia Coppola
Elenco – James Franco, Emma Roberts, Jack Kilmer, Nat Wolff, Zoe Levin, Val Kilmer.

Baseado em um livro escrito pelo ator James Franco com pequenas histórias sobre a cidade de Palo Alto na Califórnia, local onde nasceu e cresceu, este longa foca na vida de adolescentes do subúrbio que passam o tempo entre a escola e festas regadas a bebidas, drogas e sexo. 

Os personagens principais são April (Emma Roberts) e Teddy (Jack Kilmer). Os dois se gostam, porém sofrem com as dúvidas da adolescência e não tem coragem de assumir o sentimento. April precisa lidar ainda com as investidas do professor de futebol (James Franco), sujeito divorciado, de palavras doces, para quem ela trabalha como babá. Teddy tem talento para as artes, mas se deixa levar pela amizade com o confuso Fred (Nat Wolff), o típico adolescente que tenta se mostrar rebelde através de transgressões, mas que na verdade esconde sua angústia. 

A princípio, o estilo lembra os filmes de Larry Clark (“Kids” e “Ken Park”), porém mesmo com várias sequências com sexo e drogas, o desenrolar da narrativa não apela para a polêmica, preferindo enfatizar o drama. 

Todos os adolescentes vivem em boas casas no subúrbio, mas por outro lado pertencem a famílias desestruturadas, sem pai, sem mãe ou com pais no segundo casamento, sempre com relações vazias e distantes entre pais e filhos. 

Este vazio nas relações e os conflitos adolescentes são mostrados com alguma frieza, resultando em um filme com tema interessante, mas que ao mesmo tempo deixa a impressão de que faltou experiência na direção. Por sinal, a diretora estreante Gia Coppola é neta de Francis Ford Coppola. 

O elenco tem ainda outros filhos de famosos. A promissora Emma Roberts é sobrinha de Julia e filha de Eric Roberts, enquanto o garoto Jack Kilmer é filho de Val Kilmer, que tem uma ponta no filme e da atriz Joanne Whalley.   

Nenhum comentário: