domingo, 25 de janeiro de 2015

Cidadão Cohn

Cidadão Cohn (Citizen Cohn, EUA, 1992) – Nota 7,5
Direção – Frank Pierson
Elenco – James Woods, Joe Don Baker, Joseph Bologna, Ed Flanders, Frederic Forrest, Lee Grant, Pat Hingle, Josef Sommer, John McMartin, Tovah Feldshuh. John Finn, Allen Garfield, David Marshal Grant, Daniel Benzali, Joe Grifasi, Daniel Hugh Kelly, Peter Maloney, Jeffrey Nordling.

Nova York, 1986, o advogado Roy Marcus Cohn (James Woods) está internado em um hospital em estágio final de vida em decorrência da AIDS. Mesmo tendo a companhia apenas do jovem amante, Cohn se mostra arrogante, tratando de forma péssima os médicos e funcionários do hospital. Com a piora de seu estado, ele passa a sofrer alucinações, imaginando que pessoas que ele enfrentou e prejudicou no passado estão reaparecendo para acertar as contas. A partir daí, conheceremos a história de vida do sujeito em flashback. 

Este longa produzido pela HBO é baseado na biografia de Roy Cohn, que durante os anos cinquenta se tornou o braço-direito do senador Joseph McCarthy (Joe Don Baker) na caça aos comunistas. Cohn nasceu em 1927, sendo filho de um juiz honesto e de uma madame. Aparentemente doutrinado pela mãe, Cohn se tornou um sujeito extremamente ambicioso e com gosto pelo poder. Criou fama ao mandar para a cadeira elétrica o casal judeu Julius e Ethel Rosenberg, acusados de terem fornecido segredos para União Soviética. 

Após se aliar a McCarthy, ele passou a perseguir de forma oficial pessoas suspeitas de serem comunistas, além de judeus e homossexuais. Debaixo de sua obsessão em acusar, Cohn escondia suas origens judaicas e sua própria homossexualidade, que veio à tona quando fez de tudo para ajudar um amante (Jeffrey Norling) que fora convocado para o exército. 

Sua personalidade forte e desagradável, ainda o fez entrar em conflito com figuras famosas como Robert Kennedy (David Marshal Grant) e J. Edgar Hoover (Pat Hingle). No final da vida, Cohn era um dos sujeitos mais odiados da história americana. 

O filme disseca as situações mais importantes da vida do sujeito e tem como um dos pontos principais a grande atuação de James Woods. O ator que em outras oportunidades interpretou advogados controversos, inclusive na série “Shark”, aqui está perfeito no papel do arrogante, mentiroso e vingativo Roy Cohn.

Nenhum comentário: