sábado, 24 de janeiro de 2015

De Volta ao Jogo

De Volta ao Jogo (John Wick, EUA / Canadá / China, 2014) – Nota 7,5
Direção – Chad Stahelski
Elenco – Keanu Reeves, Michael Nyqvist, Alfie Allen, Willem Dafoe, Dean Winters, Adrianne Palicki, Bridget Moynahan, John Leguizamo, Ian McShane, Omer Barnea, Tony Leonard Moore, Daniel Bernhardt, Lance Reddick, Clarke Peters, David Patrick Kelly.

Após a morte da esposa (Bridget Moynahan), John Wick (Keanu Reeves) tenta superar o luto na companhia de um filhote de cão que a esposa deixou. Morando numa bela casa e com um mustang clássico totalmente restaurado como “brinquedo” pessoal, John é abordado por jovens russos em um posto de gasolina e mais tarde assaltado e espancado pelos sujeitos, que matam seu cão e roubam seu automóvel. Um dos jovens assaltantes é filho de um chefão da máfia russa (Michael Nyqvist da trilogia “Millenium”), que fica assustado ao descobrir que a vítima é John Wick, seu “ex-funcionário” que fazia serviços como assassino profissional. 

Estava armada a premissa para o clássico filme de vingança, porém a partir deste momento o roteiro dá uma guinada e leva a trama à beira da paródia, mesmo que jamais faça o espectador rir. Algumas situações como o hotel/clube de assassinos e o “limpador” de cenas de crimes, bebem na fonte dos filmes de Tarantino. 

O diretor Chad Stahelski, que aqui estrou na função, tem uma longa carreira como dublê, inclusive tendo sido o substituto de Keanu Reeves na trilogia “Matrix”. Sua experiência como dublê foi fundamental nas ótimas sequências de ação, que diferente dos filmes atuais que focam em efeitos especiais, aqui o personagem de Reeves resolve tudo na base da porrada, de facadas e tiros à queima-roupa. Estas sequências lembram os filmes de ação dos anos oitenta, em que o protagonista eliminava dezenas de capangas até chegar ao vilão principal, porém com uma roupagem moderna e estilosa. 

É um filme para não ser levado a sério, a proposta é divertir o espectador que gosta do gênero.

4 comentários:

Anônimo disse...

Procurando para baixar!

Hugo disse...

Kleiton - É um competente filme de ação.

Abraço

Pedrita disse...

eu vi na tnt, mas só achei pelo now. não me conformo com o nome no brasil. surreal. é um bom filme de ação. cansativo como a maioria pelos clichês, mas assistível. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - É uma das muitas traduções de título sem sentido. Eu gosto bastante da trilogia. É uma sequência de ação ininterrupta.

Bjs