sexta-feira, 1 de maio de 2015

Promessas de Guerra

Promessas de Guerra (The Water Diviner, Austrália / Turquia / EUA, 2014) – Nota 7
Direção – Russell Crowe
Elenco – Russell Crowe, Olga Kurylenko, Yilmaz Erdogan, Cem Yilmaz, Jai Courtney, Dylan Georgiades, Steve Bastoni, Isabel Lucas, Jacqueline McKenzie.

Após o final da Primeira Guerra Mundial em 1919, numa fazenda no interior da Austrália, Connor (Russell Crowe) tenta superar a morte dos três filhos durante a Batalha de Gallipoli na Turquia. Sua esposa Eliza (Jacqueline McKenzie) não se conforma por não poder enterrar os corpos dos filhos, que jamais retornaram ao país. Desesperada, Eliza culpa Connor pela morte dos jovens e acaba cometendo suicídio. Solitário, Connor decide viajar até Gallipoli para resgatar os corpos dos filhos, tendo de enfrentar os oficiais ingleses que não desejam ajudá-lo e ainda escapar da guerra entre turcos e gregos que continuam a lutar na região. 

A Batalha de Gallipoli foi uma das mais sangrentas da Primeira Guerra Mundial, tendo dizimado dez mil australianos e setenta mil turcos, além de ingleses, franceses e neozelandeses. O tema rendeu o ótimo drama “Gallipoli” dirigido por Peter Weir em 1981 com Mel Gibson no papel principal. 

Aqui, a batalha é o pano de funo da história de um pai obcecado em encontrar os corpos dos filhos, que utiliza até mesmo sua intuição, que em alguns momentos lembra mediunidade. 

É interessante também o conflito de costumes entre o australiano e os turcos, aqui representados pela bela Olga Kurylenko, que interpreta a funcionária do hotel onde se hospeda o personagem de Crowe e que também teve o marido morto durante a batalha. 

Vale destacar também a ótima produção e a bela fotografia que explora muito bem os cenários naturais da região. 

Todos estes detalhes se perdem um pouco no roteiro que procura soluções fáceis, incluindo coincidências, até a exagerada parte final em que surgem os soldados gregos. É uma pena, apesar de prender a atenção, fica a sensação de que a premissa poderia render um filme melhor.

Nenhum comentário: