quarta-feira, 8 de julho de 2015

Slacker

Slacker (Slacker, EUA, 1991) – Nota 7,5
Direção – Richard Linklater
Elenco – Richard Linklater

Durante vinte e quatro horas, a câmera do diretor Richard Linklater capta pelas ruas de Austin, no Texas, pequenas situações cotidianas de diversos personagens que se cruzam. 

O longa começa com o próprio Linklater chegando na rodoviária da cidade, entrando em um táxi e falando sem parar sobre variados assuntos para um motorista impassível, que não abre a boca. Este é um dos pontos principais do filme, a falta de comunicação entre as pessoas, ou melhor, a falta de interesse em ouvir o que o outro está falando. 

Vale lembrar que o filme foi produzido numa época anterior à internet e ao telefone celular, em que as notícias e os boatos corriam de boca a boca, criando lendas e que as pessoas precisavam conversar frente a frente, o que teoricamente faria a comunicação ser mais fácil, mas que a realidade mostrada aqui comprova ser o contrário. 

Entre as várias situações, as que mais se destacam são a do sujeito adepto de teorias conspiratórias, o velho contador de histórias e mentiras, o rapaz que deixou cartões postais para se despedir, o assassino da mãe e o sinistro papanicolau da Madonna. 

Linklater já mostrava seu talento para escrever diálogos que filosofam sobre a vida, por sinal, a quantidade de diálogos é gigantesca, além do hábito em filmar planos sequências nas ruas, com sua câmera seguindo personagens que estão conversando e andando. 

É um interessante exercício de cinema, indicado para os fãs do diretor.  

Nenhum comentário: