segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Cazuza - O Tempo Não Para & Garrincha - Estrela Solitária


Cazuza – O Tempo Não Para (Brasil, 2004) – Nota 6
Direção – Sandra Werneck & Walter Carvalho  
Elenco – Daniel de Oliveira, Marieta Severo, Reginaldo Faria, Emílio de Melo, Andréa Beltrão, Cadu Fávero, Débora Falabella, André Gonçalves, Leandra Leal.

A dupla de diretores Sandra Werneck e Walter Carvalho claramente tinha como um dos objetivos fazer um filme sobre a vida do polêmico cantor Cazuza para agradar ao público em geral, amenizando algumas situações e aumentando a intensidade do drama nos momentos finais da vida do personagem. 

O longa é baseado no livro escrito pela mãe de Cazuza (Marieta Severo no filme) e por este motivo sendo a visão de alguém que amava o protagonista, diferente do que seria uma obra escrita por um jornalista independente. 

A história começa quando Cazuza ainda bem jovem participa de uma peça no famoso Circo Voador, passa pela entrada e o sucesso na banda “Barão Vermelho”, até a descoberta da doença e os últimos anos de vida na carreira solo. 

Não sou daqueles que consideram Cazuza um gênio ou algo parecido, respeito sua obra, realmente ele fez músicas interessante, algumas com parceiros, mas o que o transformou em mito foi a coragem de assumir a doença e a homossexualidade numa época em que ainda era muito difícil este tipo de atitude. 

Como citei no início, o filme é apenas correto, com o roteiro seguindo os pontos principais da carreira em paralelo com algumas situações da vida pessoal, em que até mesmo os relacionamentos e os problemas com as drogas são mostrados de forma leve, para não chocar o público comum. 

O grande destaque fica para a caracterização de Daniel de Oliveira, que com perfeição recriou os gestos e os maneirismos do cantor. Se fosse um filme de Hollywood sobre a biografia de algum personagem americano, o ator teria grande chance de ser indicado ao Oscar. 

Garrincha – Estrela Solitária (Brasil, 2003) – Nota 4
Direção – Milton Alencar Jr
Elenco – André Gonçalves, Taís Araújo, Ana Couto, Alexandre Schumacher, Henrique Pires, Tatiana Merino, Marília Pêra, Jece Valadão, Chico Diaz, Romeu Evaristo, Eduardo Silva, Robert Rodrigues.

Nos anos noventa, o jornalista Ruy Castro escreveu a biografia de Mané Garrincha, um dos maiores ícones da história do futebol brasileiro e ao mesmo tempo uma figura controversa. O livro rendeu um processo impetrado pelas filhas e também por uma ex-companheira de Garrincha que rolou durante anos na justiça. Este péssimo filme é baseado no livro citado. 

O equívoco começa com o elenco encabeçado por André Gonçalves e Taís Araújo. A interpretação de André Gonçalves é uma das piores já vistas no cinema brasileiro. Sua composição beira o ridículo nos momentos em que o personagem está bêbado e nas cenas durante o carnaval quando um letárgico Garrincha desfila em uma escola de samba. Taís Araújo também cria uma exagerada Elza Soares, ao estilo das interpretações novelescas. 

O roteiro também é ruim, a maioria das sequências dão ênfase as lendas criadas sobre a vida do jogador, como seu apetite sexual e as frases de efeito inventadas por jornalistas. 

A conturbada vida de Garrincha (alcoolismo, analfabetismo, as amantes, a esposa e as filhas abandonadas) tinha tudo para render um grande filme nas mãos de um diretor competente e um roteiro bem escrito, diferente desta bomba que merece ser esquecida.

5 comentários:

Amanda Aouad disse...

Até hoje não tive coragem de ver esse filme de Garrincha, de tanto que falaram mal, rs. Talvez um dia confira.

Já Cazuza é isso mesmo, um filme com bons momentos, mas que poderia ser melhor. Agora, Daniel de Oliveira está incrível.

bjs

Jefferson C. Vendrame disse...

Oi Hugo!

Ótima analise de Cazuza. Você disse tudo! Quanto a Garrincha, ainda não assisti esse!
Grande Abraço!

Hugo disse...

Amanda e Jefferson - O filme sobre Garrincha é péssimo, não vale a pena perder tempo.

Abraço

Marília Tasso disse...

Não assisti o filme sobre o Garrincha, mas vi o do Cazuza, é um filme mediano com uma ótima interpretação, também não considero Cazuza um gênio.

Hugo disse...

Marília - O filme sobre o Garrincha é uma perda de tempo.

Abraço