segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Crimes em Primeiro Grau & O Diabo Veste Azul


Crimes em Primeiro Grau (High Crimes, EUA, 2002) – Nota 6,5
Direção – Carl Franklin
Elenco – Ashley Judd, Morgan Freeman, Jim Caviezel, Adam Scott, Amanda Peet, Bruce Davison, Tom Bower, Michael Gaston, Juan Carlos Hernandez, Emilio Rivero, Jude Ciccolella.

A advogada Claire Kubik (Ashley Judd) leva uma vida tranquila ao lado do marido Tom (Jim Caviezel), que trabalha como empreiteiro. Numa certa noite, sua casa é invadida e o ladrão foge. O fato deixa Tom extremamente preocupado, porém algo pior está para ocorrer. Pouco tempo depois, durante um passeio do casal, Tom é preso por agentes do FBI. Claire descobre que Tom na verdade é um militar que desertou e trocou de nome após uma operação secreta em que civis foram assassinados. Tom alega inocência em relação ao crime, mas confessa sua verdadeira identidade. Para tentar salvar o marido da prisão, Claire contrata Charles Grimes (Morgan Freeman), um advogado militar que está aposentado, mas que aceita retornar ao trabalho para defender o sujeito. 

A premissa do sujeito que esconde seu passado já foi explorada várias vezes no cinema, o que por si só tornaria o filme previsível. O roteiro até tenta criar suspense soltando pistas para deixar o espectador em dúvida sobre a culpa do sujeito durante o desenrolar da trama, porém o final decepciona. 

É um filme que prende a atenção, mas que falha por não apresentar nada de diferente em relação a obras similares. 

O Diabo Veste Azul (Devil In a Blue Dress, EUA, 1995) – Nota 6,5
Direção – Carl Franklin
Elenco – Denzel Washington, Tom Sizemore, Jennifer Beals, Don Cheadle, Maury Chaykin, Terry Kinney, Albert Hall.

Los Angeles, 1948. Ezekiel “Easy” Rawlins (Denzel Washington) é um veterano da Segunda Guerra que está em busca de trabalho. No bar de um amigo, Easy é apresentado a DeWitt Albright (Tom Sizemore), que trabalha para Todd Carter (Terry Kinney), futuro candidato a prefeito. DeWitt está procurando Daphne Monet (Jennifer Beals), que é noiva de Carter e que aparentemente está escondida no meio da comunidade negra da cidade. Como DeWitt é branco, ele acredita que o negro Easy teria maior facilidade em investigar. Easy aceita o trabalho, sem imaginar que está sendo envolvendo em uma perigosa trama que envolve policiais, criminosos e políticos corruptos. 

A trama de estilo de noir apresenta uma boa premissa, inclusive explorando o preconceito racial e criando uma competente reconstituição de época nos figurinos. O problema é a narrativa fria e irregular, com alguns momentos mortos. 

Além do habitual carisma de Denzel Washington, vale destacar a estrela de “Flashdance” Jennifer Beals como mulher fatal, em um dos seus poucos papéis de destaque na carreira, apesar dos muitos trabalhos que fez.

Nenhum comentário: