domingo, 23 de agosto de 2015

Imperador

Imperador (Emperor, Japão / EUA, 2012) – Nota 6,5
Direção – Peter Webber
Elenco – Matthew Fox, Tommy Lee Jones, Eriko Hatsune, Masayoshi Haneda, Toshiyuki Nishida, Colin Moy.

No final da Segunda Guerra Mundial, em agosto de 1945, após a rendição do Japão, o governo americano envia o General Douglas MacArthur (Tommy Lee Jones) para comandar a reconstrução do país e ao mesmo tempo julgar os japoneses considerados criminosos de guerra. 

Seu braço-direito é o General Bonner Fellers (Matthew Fox), que recebe a missão de investigar o envolvimento do Imperador Japonês na guerra e fazer um relatório considerando se o homem deve ser julgado ou inocentado. 

A investigação de Fellers esbarra nos complicados costumes dos japoneses, que dificilmente são diretos em seus depoimentos e que demonstram atitudes diferentes dos ocidentais em relação a honra e lealdade. Para complicar, Fellers tenta localizar um antigo amor, a japonesa Aya (Eriko Hatsune), com quem ele se relacionou antes da guerra e foi obrigado a deixá-la no Japão com o início do conflito mundial. 

Baseado em um livro que descreve a história real por trás da retomada das relações entre Japão e Estados Unidos, focando nos generais Fellers e MacArthur, este longa se mostra bem produzido, com interpretações competentes, porém com uma narrativa fria que faz com que o espectador pouco se envolva na trama. Basicamente, falta emoção, até mesmo nas cenas em flashback entre Fellers e Aya. 

No final, fica a impressão de que estamos vendo uma aula sobre os bastidores da história e nada mais.

Nenhum comentário: