terça-feira, 1 de setembro de 2015

C.R.A.Z.Y. - Loucos de Amor

C.R.A.Z.Y. – Loucos de Amor (C.R.A.Z.Y., Canadá, 2005) – Nota 8
Direção – Jean Marc Vallée
Elenco – Michel Côte, Marc André Grondin, Danielle Proulx. Émile Vallée, Pierre Luc Brillant, Maxime Tremblay, Alex Gravel, Natasha Thompson.

O diretor canadense Jean Marc Vallée (“Clube de Compras Dallas” e “Livre”) entregou aqui um belíssimo filme sobre a vida da família Beaulieu no período entre 1960 e o início dos anos oitenta. 

O personagem principal é Zac (Émile Vallée aos seis anos de idade e Marc André Grondin na adolescência e fase adulta), que narra sua história desde seu nascimento em um Dia de Natal, passando por sua infância quando uma determinada marca fez com que sua mãe (Danielle Proulx) acreditasse que ele tivesse o poder de curar as pessoas, pela difícil fase da adolescência com a dúvida sobre sua sexualidade, até a idade adulta. 

O ponto principal da história é o difícil relacionamento familiar, principalmente entre Zac e seu pai Gervais (Michel Côte), um machão de bom coração, que teme que seu filho seja homossexual. O roteiro foca também no relacionamento de Zac com seus quatro irmãos, todos com aptidões e estilos de vidas diferentes entre si e o conflito com seu irmão mais velho, o rebelde Raymond (Pierre Luc Brillante). 

Além da ótima direção de atores, vale destacar a competente reconstituição de época através de roupas, carros, utensílios domésticos e principalmente pela trilha sonora recheada de músicas famosas. 

Este belo filme foi o primeiro trabalho do diretor Vallée que chamou atenção da crítica internacional.

2 comentários:

Marília Tasso disse...

Adoro tudo nesse filme, principalmente a trilha sonora!!

Hugo disse...

Marília - O filme foi uma ótima surpresa na época.