segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Um Rosto na Multidão

Um Rosto na Multidão (A Face in the Crowd, EUA, 1957) – Nota 8,5
Direção – Elia Kazan
Elenco – Andy Griffith, Patricia Neal, Anthony Franciosa, Walter Matthau, Lee Remick.

Poucas vezes o cinema foi tão profético quanto neste drama dirigido por Elia Kazan. Em 1957, quando o longa foi produzido, a tv americana estava em fase de crescimento e popularização, o que com certeza serviu de inspiração para o roteirista Budd Schullberg escrever a história de ascensão e queda do polêmico Larry “Solitário” Rhodes (Andy Griffith no melhor papel da carreira). 

A trama começa em uma pequena cidade do Arkansas, onde a jovem Marcia (Patricia Neal) decide fazer um programa de rádio dentro da cadeia municipal. No local, ela tenta entrevistar alguns detentos, até ser apresentada ao andarilho Rhodes, que decide cantar e contar histórias, transformando o programa em um sucesso. 

Rhodes é contratado pela rádio e se torna o grande astro da cidade, até ser convidado para apresentar um programa de tv em Nova York. Ele leva Marcia para ser sua produtora e logo se transforma em celebridade nacional, sendo assediado por empresários e políticos que desejam associar seus nomes e marcas ao ídolo. 

Hoje, quase sessenta anos depois, a trama ainda se mostra extremamente atual. O protagonista interpretado por Andy Griffith pode ser comparado a várias celebridades atuais de tv, que utilizam seu carisma e espaço na mídia para vender todo tipo de produto, apoiar políticos e manipular massas, sem qualquer preocupação com as consequências, tendo como objetivos o lucro e o poder, além de manter inflado o gigantesco ego. 

No ótimo elenco, vale destacar ainda Anthony Franciosa como o agente picareta, uma adolescente Lee Remick como a deslumbrada jovem que se entrega ao ídolo e Walter Matthau como o produtor de tv que é a única voz sensata em meio a um mundo de mentiras.

Nenhum comentário: