quinta-feira, 29 de outubro de 2015

As Margens de um Crime

As Margens de um Crime (In the Electric Mist, EUA / França, 2009) – Nota 6,5
Direção – Bertrand Tavernier
Elenco – Tommy Lee Jones, John Goodman, Peter Sarsgaard, Mary Steenburgen, Kelly Macdonald, Justina Machado, Ned Beatty, James Gammon, Pruitt Taylor Vince, Levon Helm, Buddy Guy, Julio Cesar Cedillo, John Sayles, Gary Grubbs.

O corpo de uma garota é encontrado nos pântanos da Louisiana com marcas de tortura. O policial Dave Robicheaux (Tommy Lee Jones) é o encarregado da investigação. Seu suspeito principal é o mafioso Julie Balboni (John Goodman), que alega desconhecer a garota. 

No mesmo dia em que interroga Balboni, Dave cruza o caminho do ator Elrod Sykes (Peter Sarsgaard), que está dirigindo bêbado ao lado da namorada (Kelly Macdonald). Para se safar da prisão, Elrod conta para Dave que encontrou os restos mortais de um desconhecido enquanto estava filmando no pântano. A vítima estava acorrentada, o que faz com Dave acredite que seja o corpo de um caso em que ele foi testemunha quando criança. 

A interessante premissa que coloca em paralelo as investigações dos dois crimes cometidos com quarenta anos de diferença, perde força na direção frouxa do francês Bertrand Tarvernier, responsável por bons filmes como “A Isca” e “Por Volta da Meia-Noite”, mas que falha neste seu único longa americano. 

São vários personagens e situações que parecem não se encaixar, mesmo que no final exista uma explicação para os crimes. A narrativa fria e irregular é outro ponto negativo. 

Os destaques ficam para o sempre competente Tommy Lee Jones, para os belos cenários naturais da Louisiana e as curiosas participações do músico Buddy Guy e do diretor John Sayles.  

Nenhum comentário: