segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Aventuras Antigas - Resenhas Rápidas

Tesouro de Matecumbe (Treasure of Matecumbe, EUA, 1976) – Nota 7
Direção – Vincent McEveety
Elenco – Robert Foxworth, Joan Hacket, Peter Ustinov, Vic Morrow, Johnny Doran, Billy Attmore.

No Kentucky, após a Guerra Civil Americana, dois garotos (Johnny Doran e Billy Attmore) conseguem o mapa de um tesouro que estaria enterrado na ilha de Matecumbe na Flórida. Os dois iniciam uma perigosa viagem em busca do tesouro. Pelo caminho, eles cruzam com uma noiva (Joan Hacket) que fugiu do casamento e um vigarista (Robert Foxworth), que se juntam a eles na corrida pelo tesouro. Eles terão ainda de enfrentar índios hostis, uma estranha seita e um bandido (Vic Morrow) que também está atrás do tesouro. Esta divertida e inofensiva aventura da Disney foi reprisada dezenas de vezes na antiga Sessão da Tarde dos anos oitenta.

Goldie e o Pugilista (Goldie and the Boxer, EUA, 1979) – Nota 7
Direção – David Miller
Elenco – O. J. Simpson, Melissa Michaelsen, Vincent Gardenia, Phil Silvers.

Joe (O. J. Simpson) é um soldado que após sair do exército se tornar sparring de um pugilista. Quando o pugilista morre, Joe se vê obrigado a cuidar da filha do sujeito, a garota Goldie (Melissa Michaelsen), ao mesmo tempo em que decide seguir a carreira de lutador. Este longa produzido para tv é outro clássico da Sessão da Tarde, que lembra um pouco o ótimo “O Campeão” de Franco Zeffirelli, que foi lançado no mesmo ano e fez muito mais sucesso. O longa rendeu uma continuação em 1981.

Robinson Crusoé ou Sexta-Feira (Man Friday, Inglaterra / EUA, 1975) – Nota 6
Direção – Jack Gold
Elenco – Peter O’Toole, Richard Roundtree.

Após sobreviver a um naufrágio, o inglês Robinson Crusoé (Peter O’Toole) se vê preso em uma remota ilha do Pacífico. Sua solidão é quebrada quando encontra um nativo (Richard Roundtree), que é batizado por ele como Sexta-Feira. Aos poucos, os dois homens criam uma amizade, porém a soberba de Crusoé, que acredita ser superior e tenta impor seus costumes e religião, cria um conflito entre os dois sujeitos. O filme até consegue transmitir um pouco da complexidade do relacionamento entre os personagens, porém sofre pelo ritmo irregular que deixa o longa um pouco cansativo.

A Grande Aventura (Olly, Olly, Oxen Free, EUA, 1978) – Nota 5
Direção – Richard A. Colla
Elenco – Katharine Hepburn, Kevin McKenzie, Dennis Dimster.

Dois garotos (Kevin McKenzie e Dennis Dimster) são acolhidos por uma excêntrica senhora (Katharine Hepburn), que é dona de um ferro velho e que planeja construir um balão para viajar pelo céu no dia em que seu falecido marido faria aniversário. É mais uma aventura totalmente inofensiva, produzida para as crianças ao estilo dos filmes da Disney das anos setenta. A curiosidade é a presença da veterana estrela Katharine Hepburn como protagonista. 

O Lobo do Mar (The Sea Wolf, EUA, 1993) – Nota 4
Direção – Gary McDonald
Elenco – Stacy Keach, Jaason Simmons, Alejandra Cruz, Stephen Davies, Mako.

Durante uma investigação marítima, o ambientalista Humphrey (Jaason Simmons) é atirado ao mar por tripulantes de um navio. Ele acaba resgatado por outro navio chamado “O Fantasma”. Jovem educado, Humphrey é obrigado a lidar com o complexo capitão Larsen (Stacy Keach), sujeito durão acostumado com a vida no mar. O famoso livro de Jack London já rendeu várias adaptações para o cinema, inclusive um clássico de 1941 com Edward G. Robinson. Esta versão para a TV é provavelmente a pior de todas.

Nenhum comentário: