sábado, 31 de outubro de 2015

Suburbia

Suburbia (SubUrbia, EUA, 1996) – Nota 7,5
Direção – Richard Linklater
Elenco – Giovanni Ribisi, Steve Zahn, Nicky Katt, Amie Carey, Jayce Bartok, Parker Posey, Dina Spybey, Ajay Naidu.

No subúrbio de Austin no Texas, um grupo de jovens se reúne todas as noites ao lado de uma loja de conveniência para passar o tempo e as vezes discutir com o comerciante Nazeer (Ajay Naidu).

Jeff (Giovanni Ribisi) é um inconformado com a vida suburbana, mas que não sabe como mudar seu caminho. Ele namora Sooze (Amy Carey), que planeja sair da cidade para começar nova vida. O grupo tem ainda a alcoólatra em recuperação Bee (Dina Spybey), o rebelde Tim (Nicki Katt) e o confuso Buff (Steve Zahn). 

Numa determinada noite, o grupo recebe a inesperada visita de Pony (Jayce Bartok), um amigo que se tornou roqueiro famoso. O reencontro desperta emoções como amargura e inveja entre os amigos, que terão uma madrugada inteira para discutir a amizade. 

Apesar de ser um trabalho quase esquecido do ótimo diretor Richard Linklater, este longa é interessante retrato sobre as dificuldades dos jovens em encontrar seu lugar na sociedade e sobre a consequente angústia pessoal. 

Como todos os filmes do diretor, a força do roteiro está no desenvolvimento dos complexos personagens e na enorme quantidade de diálogos. Por outro lado, diferente da maioria dos trabalhos de Linklater, que geralmente escreve seus roteiros, a história aqui foi escrita pelo ator Eric Bogosian, que alguns anos antes havia assinado o roteiro e protagonizado o ótimo “Talk Radio – Verdades que Matam” dirigido por Oliver Stone. 

Para quem gosta de dramas sobre juventude e do estilo de Linklater, este “Suburbia” é uma ótima opção. 

Nenhum comentário: