domingo, 31 de janeiro de 2016

99 Homes

99 Homes (99 Homes, EUA, 2014) – Nota 7,5
Direção – Ramin Bahrani
Elenco – Michael Shannon, Andrew Garfield, Laura Dern, Clancy Brown, Tim Guinee, Noah Lomax.

Em Orlando, na Flórida, sem conseguir pagar a hipoteca da casa onde mora desde criança, Dennis Nash (Andrew Garfield) é ignorado pelo juiz no tribunal, que dá ganho de causa ao banco credor. No dia seguinte, o corretor de imóveis Rick Carver (Michael Shannon) chega à casa de Dennis acompanhado de policiais para formalizar o despejo. 

Obrigado a sair de casa com a mãe (Laura Dern) e o filho pré-adolescente (Noah Lomax) e seguir para um motel, Dennis não se conforma com a situação. Um determinado fato o aproxima de Carver, que decide contratá-lo. O serviço de Dennis se torna ajudar Carver e sua equipe a expulsar devedores de suas casas. 

A crise financeira que explodiu nos Estados Unidos em 2008 resultou em alguns filmes interessantes como “Margin Call”, “Grande Demais Para Quebrar” e o atual “A Grande Aposta”, porém todos voltados para mostrar o problema no topo da pirâmide. A proposta aqui é diferente, o foco é descrever o sofrimento de pessoas que perderam o emprego durante a crise, não conseguiram pagar suas dívidas e foram despejadas de suas casas, ou seja, a consequência do caos financeiro na vida do cidadão comum. 

O roteiro escrito pelo diretor Ramin Bahrani explora também o mantra repetido por alguns espertos, que dizem que as “oportunidades surgem na crise”. Esta frase é o combustível do personagem de Michael Shannon, que se aproveita da crise para enriquecer com os despejos, sem demonstrar sentimento de remorso algum. 

Por sinal, as sequências dos despejos são angustiantes ao mostrar o desespero de alguns e o desemparo de outros, incluindo uma dolorosa cena com um idoso. 

É um filme triste, daqueles que causam revolta em relação a ganância e a falta de empatia dos seres humanos em relação ao próximo. 

Nenhum comentário: