quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Gibraltar

Gibraltar (Gibraltar, França / Canadá, 2013) – Nota 7
Direção – Julien Leclercq
Elenco – Gilles Lellouche, Tahar Rahim, Riccardo Scamarcio, Raphaelle Agogué, Mélanie Bernier, Philippe Nahon, Aidan Devine, Vlasta Vrana.

Península de Gibraltar, 1987. Marc Duval (Gilles Lellouche) saiu de Paris em busca do sonho de viver próximo ao mar. Ao lado da esposa Clara (Raphaelle Agogué) e da filha ainda bebê, ele comprou um bar e também um barco, porém se afundou em dívidas. 

A chance de quitar as dívidas surge quando um amigo indica Marc para ser informante de um agente francês da aduaneira (Tahar Rahim), que tem o objetivo de interceptar cargas de drogas transportadas pelo mar. A ânsia por lucrar, faz Marc se envolver num complicado esquema de crime internacional, com ramificações na Itália, França, Espanha, Inglaterra e Marrocos. 

Por mais absurda que pareça, esta complexa trama que passa por vários países e cruza diversos personagens é baseada numa história real. O personagem principal se torna um peão nas mãos de traficantes, bandidos e das autoridades, com cada lado tentando conseguir seus objetivos a qualquer custo. 

Mesmo com várias situações que mudam o rumo da trama e alguns pulos no tempo, o filme prende a atenção pela curiosidade em saber como terminaria esta confusão. 

O final é um misto de crueldade, hipocrisia e mentiras.

Nenhum comentário: