sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

O Preço de uma Verdade

O Preço de uma Verdade (Shattered Glass, EUA, 2003) – Nota 7,5
Direção – Billy Ray
Elenco – Hayden Christensen, Peter Sarsgaard, Chloe Sevigny, Steve Zahn, Rosario Dawson, Melanie Lynskey, Hank Azaria, Mark Blum, Chad Donella, Ted Kotcheff.

Washington, 1998. A famosa revista “The New Republic” é a leitura preferida no avião presidencial americano e escrita basicamente por jovens jornalistas. Entre eles se destaca Stephen Glass (Hayden Christensen), um jovem de vinte e poucos anos, famoso por seus artigos e também pelo ótimo relacionamento com os colegas de redação. 

Seu sonho de vencer o Prêmio Pulitzer se torna pesadelo quando uma matéria sobre um hacker adolescente contratado por uma grande empresa de tecnologia é colocada sob suspeita por um jornalista de uma publicação concorrente (Steve Zahn). 

Baseado numa história real, este longa toca em vários pontos interessantes sobre jornalismo, profissionalismo e caráter. Uma das questões é a disputa por reconhecimento, situação que leva algumas pessoas a tomar atitudes questionáveis para crescer na profissão, como mentir e manipular, sem se preocupar se está prejudicando alguém. 

A história também é um exemplo de como nos dias atuais o jornalismo se confunde com entretenimento, quando na realidade o papel do jornalista é reportar e analisar os fatos, não criá-los para a matéria parecer mais interessante. 

O fraco Hayden Christensen tem até um bom desempenho como o dissimulado Glass, mas quem apresenta a melhor atuação é Peter Sarsgaard como Chuck Lane, um jornalista correto, porém visto como “caxias” pelos companheiros de redação. 

É um bom filme, que faz o espectador refletir sobre como devemos analisar as entrelinhas das notícias antes de acreditar em tudo que está escrito.  

Nenhum comentário: