quarta-feira, 6 de abril de 2016

Dália Negra

Dália Negra (The Black Dahlia, Alemanha / EUA / França, 2006) – Nota 6
Direção – Brian De Palma
Elenco – Josh Hartnett, Scarlett Johansson, Aaron Eckhart, Hilary Swank, Mia Kirshner, Mike Starr, Fiona Shaw, Patrick Fishler, Troy Evans, John Kavanagh.

Los Angeles, 1946. Dwight “Bucky” Bleichert (Josh Hartnett) e Lee Blanchard (Aaron Eckhart) são policiais e também lutadores de boxe. Para promover o departamento de polícia, o comissário arma uma luta entre os dois, que mesmo após trocarem socos, se tornam amigos. Bucky passa a ser figura constante na casa de Lee, que namora a bela Kay (Scarlett Johansson). 

A vida de policiais famosos que eles levam se complica quando é encontrado o corpo mutilado de uma jovem aspirante a atriz (Mia Kirshner), fato que esconde uma intrincada rede de segredos. 

O famoso autor de livros policiais James Elroy, se aproveitou de um caso real de assassinato ocorrido em Hollywood nos anos quarenta para escrever esta obra noir de ficção. 

O diretor Brian De Palma usou também como inspiração a estética dos filmes noir dos anos quarenta para contar a história, porém falhou no ritmo que se mostra irregular e principalmente na confusa narrativa. As situações parecem soltas e não convencem mesmo quando as pontas são amarradas no final. 

O destaque do elenco fica para Scarlett Johansson, perfeita como a ex-prostituta sensual. A narração de Josh Hartnett e a interpretação de Aaron Eckhart são até interessantes em meio a trama confusa. Já Hilary Swank está deslocada como mulher fatal. 

O diretor Brian De Palma é o responsável por meu filme preferido, o sensacional “Os Intocáveis”, que inclusive é lembrado aqui em duas cenas em câmera lenta. O tiroteio que começa dentro do carro e a cena de suspense na escadaria, mas reconheço que De Palma é um diretor irregular, que não entrega um grande filme desde o ótimo “O Pagamento Final” de 1993.

2 comentários:

Pedrita disse...

eu fiz faz tempo e gostei muito. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - Eu achei a trama confusa.

Bjos