terça-feira, 26 de abril de 2016

Locke

Locke (Locke, Inglaterra / EUA, 2013) – Nota 7
Direção – Steven Knight
Elenco – Tom Hardy, Olivia Colman, Ruth Wilson, Andrew Scott, Ben Daniels.

Após um dia normal de trabalho, o engenheiro de obras Ivan Locke (Tom Hardy) toma uma decisão radical. Ele resolve viajar de carro de sua cidade Birmingham até Londres. Durante a viagem, Locke conversará pelo telefone do carro com sua esposa, os filhos, com seu braço-direito no trabalho, com o diretor da empresa e com uma personagem que o espera em Londres. 

O diretor Steven Knight (do razoável “Redenção” com Jason Statham) consegue prender a atenção do espectador durante quase uma hora e meia tendo apenas o ator Tom Hardy em cena dirigindo seu carro na estrada. Os demais personagens conversam com o protagonista apenas por telefone, todos sofrendo consequências pela atitude do sujeito. 

O interessante é que o dilema enfrentado pelo protagonista é consequência de um erro, aparentemente o único passo em falso que cometeu na vida, porém a forma que ele encontra para resolver a situação é discutível, deixando a questão: É melhor mentir para manter a vida perfeita ou contar a verdade para ter a consciência limpa tendo de arcar com as consequências? 

É um longa que faz pensar, indicado para o cinéfilo que gosta de tramas com enfoque original. 

3 comentários:

Pedrita disse...

eu gravei, mas ainda não vi. beijos, pedrita

Liliane de Paula disse...

Comecei a vê mais o filme tinha começado e eu não entendi nada.
Vc deu até uma nota boa.

Hugo disse...

Pedrita - Eu gostei, achei original.

Liliane - O ponto positivo é que o diretor consegue fazer o espectador prender a atenção utilizando apenas um ator, um automóvel em movimento e conversas pelo telefone.

Bjos