segunda-feira, 25 de julho de 2016

O Homem Irracional

O Homem Irracional (Irrational Man, EUA, 2015) – Nota 7
Direção – Woody Allen
Elenco – Joaquin Phoenix, Emma Stone, Parker Posey, Jamie Blackley.

Abe Lucas (Joaquin Phoenix) é um professor de filosofia questionador em relação ao mundo e as pessoas, além de estar atormentado por causa de um trauma. 

Ele inicia um novo trabalho em uma universidade em Newport, despertando a curiosidade em alunos e colegas professores. Ao mesmo tempo, Abe se envolve com a professora casada Rita (Parker Posey) e inicia um romance com sua aluna Jill (Emma Stone), que abandona o namorado (Jamie Blackley). Sua forma de encarar o mundo criará uma situação totalmente fora do normal. 

Neste trabalho, Woody Allen vai além do seu estilo habitual, criando uma curiosa e até sinistra reviravolta no roteiro que transforma o drama em um pequeno suspense. Lógico que as obsessões de Allen não são deixadas de lado. Temos o protagonista temperamental (geralmente escritor, roteirista ou professor) que se apaixona por uma garota muito mais jovem, além de adultério, paixão, promessas quebradas, sofrimento e diálogos afiados. 

O trio principal segura muito bem seus papéis, com destaque curioso para a proeminente barriga de Joaquin Phoenix e a boa interpretação de Parker Posey, atriz habitual de produções independentes. 

É um trabalho mediano de Allen para o público em geral, mas com certeza um bom espetáculo para os fãs do diretor.  

4 comentários:

Liliane de Paula disse...

Sou fã do Diretor.
Acho que tudo que assisti dele, gostei.

Marília Tasso disse...

Gostei do filme, Joaquin Phoenix sempre arrasa, mas cansei dos filmes do Woody Allen. Espero que em "Café Society" tenha um algo a mais, mas assistirei sem expectativas.
Bjos!

Hugo disse...

Liliane - Também gosto dos trabalhos de Allen.

Marília - O estilo de Allen é sempre o mesmo desde o início dos anos noventa. Um pouco antes ele teve uma fase em que fez dramas mais sérios como "Setembro" e "A Outra", mas depois criou este estilo inconfundível que explora até hoje.

Bjos

Amanda Aouad disse...

Ainda não consegui ver esse e já vem outro, rs. Woody Allen precisa descansar um pouco, maturar seus filmes, essa é a minha impressão.

bjs