sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Perdão de Sangue

Perdão de Sangue (The Forgiveness of Blood, EUA / Albânia / Dinamarca / Itália, 2011) – Nota 7,5
Direção – Joshua Marston
Elenco – Tristan Halilaj, Refet Abazi, Sindi Lacej, Kol Zefi.

Em uma pequena cidade no interior da Albânia, Mark (Refet Abazi) entra em conflito com um antigo inimigo e o sujeito acaba assassinado. Mark foge, enquanto seu tio que também participou da briga termina preso. 

Os moradores da região seguem um antigo código de ética conhecido com Kanun, que dá direito de vingança à família da vítima. Enquanto estes familiares não concederem perdão, os homens da família de Mark são obrigados a ficarem dentro de casa para respeitar o luto e evitar uma vingança. 

O fato transforma a vida da família. O filho mais velho Nik (Tristan Halilaj) não se conforma com a situação, enquanto sua irmã Rudina (Sindi Lacej) é obrigada a tomar o lugar do pai na venda de pães que ele fazia diariamente percorrendo a região. Até mesmo duas crianças menores são mantidas dentro da casa, enquanto a mãe volta a trabalhar, mas nada pode fazer para mudar a situação. 

O diretor Joshua Marston volta a se aventurar em tema específico, que foge do lugar comum. Semelhante ao competente “Maria Cheia de Graça”, aqui temos como protagonistas adolescentes que precisam enfrentar uma situação terrível por causa de erros dos pais ou de adultos próximos. 

O roteiro escrito por Marston em parceria com o albanês Andamion Murataj, detalha o beco sem saída para onde estes jovens foram jogados, além de mostrar como um código arcaico que lembra o “olho por olho, dente por dente” ainda sobrevive num mundo em que as pessoas tem acesso a celulares, computadores e games. Esse abismo entre passado e presente se torna inaceitável para o casal de irmãos. 

É uma história bem diferente, com um narrativa lenta, sem trilha sonora e que faz pensar porque o ser humano ainda se prende a regras absurdas impostas por religiões ou tradições ultrapassadas.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

vou procurar no You Tube.
Achei interessante.
E deve ter locações diferentes.

Hugo disse...

Liliane - As locações são diferentes, assim como a história também.