terça-feira, 15 de novembro de 2016

O Bom Vizinho

O Bom Vizinho (The Good Neighbor, EUA, 2016) – Nota 7
Direção – Kasra Farahani
Elenco – James Caan, Logan Miller, Keir Gilchrist, Laura Innes, Edwin Hodge, Anne Dudek, Tamlyn Tomita.

Em um típico subúrbio americano, o rebelde Ethan (Logan Miller) e o nerd Sean (Keir Gilchrist) montam uma verdadeira central de monitoramento no quarto do primeiro para espionar a vida de um vizinho, o solitário idoso Harold Grainey (James Caan). 

Eles invadem a casa do homem quando este sai para fazer compras e instalam câmeras em todos dormitórios, com exceção do porão que está trancado. Eles instalam também gadgets para comandar as luzes, o aparelho de som e até a porta. O objetivo da “experiência” dos garotos é assustar o idoso, considerado ranzinza pela vizinhança e analisar suas reações. 

Explorando o estilo atual de filmar utilizando câmeras de vigilância e outras nas mãos dos personagens, o diretor estreante Kasra Farahani entrega um bom longa que apresenta interessantes situações nas entrelinhas. A mais comum é a questão da tecnologia ao alcance da pessoa comum, que com um pouco de “estudo” pode utilizá-la da forma que desejar, inclusive para o mal. 

Outro ponto importante é a falta de empatia das pessoas em relação ao outro. A análise dos garotos sobre o caráter do idoso é rasa, ela leva em conta apenas a casca do sujeito, sem imaginar porque ele se tornou daquele jeito e por quais sofrimentos ele passou. Esta situação é valorizada pela interpretação do veterano James Caan. O espectador descobre realmente quem é o protagonista através de flashbacks sobre sua vida. 

É um filme interessante, que faz pensar.

4 comentários:

Marília Tasso disse...

Me interessei! Vou procurar pra baixar.

Hugo disse...

Marília - Foi uma boa surpresa o filme.

Liliane de Paula disse...

Achei interessante sua resenha.
Vou procurar.
Me interessa histórias que podem ser reais.
Solidão é uma coisa bem real, acho.
E James Cann, acho sempre bom.

Hugo disse...

Liliane - Apesar de ser vendido com um filme suspense, a história em grande parte é um drama.