domingo, 18 de dezembro de 2016

American Crime 1º e 2º Temporadas


American Crime – 1º Temporada (American Crime, EUA, 2015) – Nota 8
Criador – John Ridley
Elenco – Felicity Huffman, Timothy Hutton, Lili Taylor, Elvis Nolasco, Regina King, Richard Cabral, Benito Martinez, Caitlin Gerard, W. Earl Brown, Penelope Ann Miller, Johnny Ortiz, David Hoflin.

Esta interessante série policial segue o estilo atual de temporadas com poucos episódios (onze na primeira e dez na segunda) e histórias fechadas. O diferencial aqui está em utilizar praticamente o mesmo elenco nas duas temporadas, lógico que sendo histórias sem ligação alguma, cada ator e atriz interpretam personagens diferentes em cada temporada. 

A premissa da primeiro temporada é o violento ataque a um casal aparentemente perfeito dentro de sua residência na cidade de Modesto na Califórnia O homem que acaba assassinado era um ex-militar e sua esposa entra em coma após ser espancada e estuprada. Quatro pessoas são detidas como suspeitos. Um imigrante ilegal mexicano (Richard Cabral), um jovem filho de um mecânico (Johnny Ortiz) e um casal de viciados em drogas (Elvis Nolasco e Caitlin Gerard). 

Enquanto a polícia e a promotoria investigam o caso, os familiares das vítimas sofrem com a situação e com seus próprios conflitos. Barb (Felicity Huffman) é a mãe do rapaz que faleceu e que se mostra rancorosa e frustrada com seu ex-marido Russ (Timothy Hutton), um fracassado que tenta colocar a vida em ordem. Os pais da mulher (W. Earl Brown e Penelope Ann Miller) preferem cuidar da filha do que se envolver no processo. 

A grande sacada do roteiro é jogar pessoas comuns em meio a um crime bárbaro e fazer com que as consequências sejam duras para todos os envolvidos. Durante o processo, segredos vem à tona, ressentimentos são revelados e as pequenas falhas de caráter de cada personagem são potencializadas. 

Outro ponto interessante é mostrar como uma situação extrema é explorada por grupos e pessoas com uma agenda própria. Grupos de defesas raciais, advogados ambiciosos, consequências políticas para as autoridades e até uma antiga vítima (Lili Taylor) em busca de justiça transformam o caso em um verdadeiro circo. 

American Crime – 2º Temporada (American Crime, EUA, 2016) – Nota 8
Criador – John Ridley
Elenco – Felicity Huffman, Timothy Hutton, Lili Taylor, Elvis Nolasco, Regina King, Connor Jessup, Richard Cabral, Andre Benjamin, Hope Davis, Taylor Jackson, Joe Pollari, Angelique Rivera, Benito Martinez.

A segunda temporada tem uma alegação de estupro como ponto de partida. O adolescente Taylor (Connor Jessup) recebe fotos suas em que aparecesse totalmente bêbado e com as calças arriadas durante uma festa do time de basquete de uma escola particular de elite. Confuso, Taylor termina confessando para sua mãe (Lili Taylor), que inicia uma saga em busca de justiça. Assim que as alegações da mãe chegam à polícia, a direção do colégio e as famílias de alguns alunos tentam defender cada um seu lado, sem se importar com as consequências para terceiros. 

Neste turbilhão de acusações, temos a manipuladora diretora da escola (Felicity Huffman), o técnico do time de basquete e sua esposa (Timothy Hutton e Hope Davis), um casal arrogante (Andre Benjamin e Regina King), além de vários garotos que jogam na equipe. Durante a temporada, ainda surgem um hacker metido a justiceiro virtual (Richard Cabral) e um diretor de escola pública (Elvis Nolasco) que será engolido pelo sistema. 

Assim como na primeira temporada, a investigação da polícia e as atitudes dos envolvidos resultam em consequências que fogem do controle. O roteiro toca em temas polêmicos como homossexualismo adolescente, racismo, preconceito, drogas, bullying real e virtual, divórcio e relações complicadas entre pais e filhos, não deixando pedra sobre pedra ao mostrar que basicamente o ser humano é egoísta, ele sempre tentará defender os seus pares e seus interesses acima de tudo.

Agora é esperar a terceira temporada.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Os atores são os mesmo, fazendo papeis diferentes?
Acho que vi só um episódio e não lembro de nada.
Lembro deste nome da série.

Hugo disse...

Liliane - São histórias diferentes em cada temporada. O elenco é praticamente o mesmo, interpretando papéis diferentes.