sábado, 3 de dezembro de 2016

O Campeão da Temporada

O Campeão da Temporada (That Championship Season, EUA, 1982) – Nota 6,5
Direção – Jason Miller
Elenco – Bruce Dern, Stacy Keach, Robert Mitchum, Martin Sheen, Paul Sorvino.

Scranton, Pensilvânia, 1977. Quatro ex-jogadores da equipe de basquete do colégio local se reúnem com seu antigo treinador após vinte anos do título estadual para comemorar a data. 

George (Bruce Dern) é o atual prefeito que concorre a reeleição em meio a acusações da oposição. Seu maior apoiador é Phil (Paul Sorvino), empresário que vive na cidade. O terceiro elemento do grupo é James (Stacey Keach), diretor do colégio. O quarto componente é Tom (Martin Sheen), irmão de James, que volta para cidade por causa da comemoração. O treinador é Delaney (Robert Mitchum), uma espécie de paizão do grupo. O que começa como festa, se torna uma lavagem de roupa suja que dura uma interminável noite. 

Este interessante longa é uma adaptação da peça escrita pelo ator Jason Miller. Consta que o filme seria dirigido por William Friedkin, que desistiu do projeto e fez com que o próprio Jason Miller fosse o diretor, sendo seu único trabalho na função. O falecido Miller é muito mais conhecido pelo papel do Padre Karras no clássico “O Exorcista” e também por ser pai do ator Jason Patric. 

A origem teatral da história resulta em um filme um pouco cansativo, com um excesso de diálogos que desnudam as frustrações e fraquezas do sujeitos de meia-idade unidos pelo passado. O elenco é o ponto alto do filme, com cada ator defendendo bem seu personagem. 

A peça rendeu uma segunda versão produzia para TV em 1999 dirigida por Paul Sorvino, que desta vez interpreta o treinador.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Os atores principais são pais de filhos famosos, no cinema.
Laura Derm, Mira Sorvino(linda)e Jason Patrick.
Todos bons atores.

Consegui vê " A viagem do papai".

Hugo disse...

Liliane - Boa lembrança, sem contar ainda Martin Sheen que é pai de Charlie Sheen e Emilio Estevez.