quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Punhos de Aço ou Mãos de Pedra: A História Verdadeira de Roberto Durán

Punhos de Aço ou Mãos de Pedra: A História Verdadeira de Roberto Durán (Hands of Stone, Panamá / EUA, 2016) – Nota 7
Direção – Jonathan Jakubowicz
Elenco – Edgar Ramirez, Robert De Niro,  Usher Raymond, Ruben Blades, Ana de Armas, Pedro Perez, John Turturro, Ellen Barkin, Jurnee Smollett Bell, Drena De Niro, Reg E. Cathey.

Roberto “Mano de Piedra” Durán (Edgar Ramirez) foi um dos maiores lutadores de boxe da história do esporte.

Polêmico, com personalidade forte e vindo de uma infância extremamente pobre, Durán se tornou um verdadeiro herói nacional no Panamá após vencer o então campeão mundial Sugar Ray Leonard (Usher Raymond). 

Este interessante longa mostra a infância do lutador durante a meia-hora inicial, para em seguida detalhar a vida de Durán até o momento da revanche com Sugar Ray. 

O roteiro explora a relação de Durán com o famoso treinador americano Ray Arcel (Robert De Niro), seu casamento com Felicidad (Ana de Armas) e um pouco de suas extravagâncias com dinheiro e bebidas. As cenas de lutas não chegam a empolgar, mas também não atrapalham a narrativa. 

O roteiro passa também rapidamente pela influência da Máfia nas lutas de boxe, fato citado em algumas sequências em que surge o personagem de John Turturro. 

Vale destacar que este período mostrado no longa vai dos anos sessenta até início dos oitenta, sendo que após os confrontos com Sugar Ray, Durán seguiu lutando até meados dos anos noventa, encerrando a carreira quando já tinha mais de quarenta anos de idade. 

É uma história de vida muito rica que necessitaria um filme bem mais longo. O resultado é um longa correto e nada mais.

Nenhum comentário: