domingo, 9 de abril de 2017

Cuidado com Meu Guarda-Costas & Te Pego Lá Fora


Cuidado Com Meu Guarda-Costas (My Bodyguard, EUA, 1980) – Nota 7
Direção – Tony Bill
Elenco – Chris Makepeace, Adam Baldwin, Matt Dillon, Martin Mull, Joan Cusack, Ruth Gordon.

Ao chegar em uma nova escola, o adolescente Clifford (Chris Makepeace) é perseguido pelo valentão Moody (Matt Dillon) e seu grupo. Sem ter como se defender, Clifford toma uma atitude radical. Ele se aproxima do estranho Linderman (Adam Baldwin), um sujeito mais velho e solitário que muitos acreditam ter assassinado o próprio irmão. Por dinheiro, Linderman se torna guarda-costas de Clifford. Com o passar do tempo, a relação “comercial” se transforma numa inusitada amizade. 

Este foi um dos primeiros filmes adolescentes a tratar o bullying com um pouco mais de profundidade, mesmo em se tratando de uma comédia e de não explorar a violência. O foco é na relação de amizade entre dois personagens que fogem do estereótipo do jovem perfeito. Vale destacar as interpretações sensíveis do hoje aposentado Chris Makepeace e do grandalhão Adam Baldwin, ator especialista em personagens durões e vilões. 

Como informação, este longa foi a estreia na direção do então ator Tony Bill, que na sequência da carreira comandaria trabalhos interessantes como “Vingança Tardia” e “Caminho de Pedras”.

Te Pego Lá Fora (Three O’Clock High, EUA, 1987) – Nota 7
Direção – Phil Joanou
Elenco – Casey Siemaszko, Annie Ryan, Richard Tyson, Stacey Glick, Jonathan Wise, John P. Ryan, Philip Baker Hall, Jeffrey Tambor, Mitch Pileggi.

Com os pais viajando, o adolescente Jerry (Casey Siemaszko) fica encarregado de levar a irmã (Stacey Glick) e a amiga Franny (Annie Ryan) para o colégio. Após alguns percalços com o carro e chegar atrasado ao colégio, Jerry e seu amigo Vincent (Jonatha Wise) tem a ideia de entrevistar para o jornal da escola um aluno recém chegado (Richard Tyson). 

Após interpelar o novo aluno no banheiro, Jerry descobre que o rapaz mal encarado é avesso as amizades. Ele ameaça Jerry, marcando uma briga para as três da tarde, horário da saída dos alunos. Desesperado, Jerry passa as seis horas seguintes tentando encontrar uma forma de fazer o novo aluno desistir do confronto. 

Este divertido longa se tornou um dos grandes campeões de locação da época, mesmo não tendo feito sucesso nos cinemas. A história é praticamente uma versão adolescente do clássico do western “Matar ou Morrer”, em que o astro Gary Cooper tinha poucas horas para se preparar para um confronto com bandidos que chegariam ao meio-dia. 

Assim como no clássico, o protagonista aqui vivido por Casey Siemaszko corre contra o tempo e sofre para conseguir ajuda, pois todas as pessoas ao seu redor morrem de medo do grandalhão que prometeu dar uma surra nele. A cada tentativa de resolver o problema, o protagonista acaba piorando a situação e aumentando seu desespero. 

Este terminou por ser o melhor papel da carreira de Casey Siemaszko, que hoje continua na ativa fazendo em participações em seriados. Vale citar que este também foi o primeiro longa do então promissor diretor Phil Joanou, que comandaria bons filmes como “Um Tiro de Misericórdia” e “Desejos”.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Os 2 parecem bem interessantes.
Bem que gostaria de vê.
Não gosto de Matt Dillon.
Mas gosto dos irmão Baldwin.
Será que esse foi o que ficou um bom tempo numa clinica de desintoxicação?

Hugo disse...

Liliane - Este Adam Baldwin apareceu primeiro para o cinema, mas não é da família.

Os irmãos são Alec, William, Daniel e Stephen.