sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Tráfico de Órgãos & A Fraude


Tráfico de Órgãos (Inhale, EUA, 2010) – Nota 7,5
Direção – Baltasar Kormakur
Elenco – Dermot Mulroney, Diane Kruger, Sam Shepard, Vincent Perez, Jordi Molla, Rosanna Arquette, Cesar Ramos, Kristyan Ferrer, David Selby, Mia Stallard.

Paul Stanton (Dermot Mulroney) é um promotor enfrentando um dilema pessoal e outro profissional. No âmbito profissional, ele precisa decidir se processa ou entra em acordo com um pai de família que atirou em um pedófilo que teria abusado de seu filho. Na vida pessoal, Paul e sua esposa Diane (Diane Kruger) sofrem com a doença da filha (Mia Stallard) que precisa urgentemente de um transplante de pulmão. 

Desesperado por saber que a chance da filha ser salva é pequena, ao descobrir que um amigo que é político (Sam Shepard) pagou por um transplante clandestino de coração, Paul decide seguir o mesmo caminho. Uma pequena pista o leva até a violenta cidade de Juarez na fronteira do México com os Estados Unidos. É o início de uma descida ao inferno em busca da salvação da filha. 

Por mais que sejam tratados como lenda urbana, o tráfico de órgãos e os transplantes clandestinos são realidades que de tempos em tempos são investigados por algum jornalista corajoso, mas que logo se tornam temas esquecidos. 

Este bom filme dirigido pelo islandês Baltasar Kormakur explora o tema como um thriller. O protagonista vivido por Dermot Mulroney se infiltra no submundo violento da cidade fronteiriça de Juarez, batendo de frente com membros de gangue, garotos de rua e a corrupção de agentes oficiais. 

O roteiro deixa claro a ineficiência do sistema oficial para quem está na fila esperando a doação de um órgão. E sempre que um determinado nicho oficial não consegue suprir a procura, surge o mercado paralelo, mesmo sendo uma questão de saúde. 

É um filme que prende a atenção, cumpre o papel de deixar o espectador tenso e ainda faz uma crítica social.

A Fraude (A Little Trip To Heaven, Islândia / EUA, 2005) – Nota 6
Direção – Baltasar Kormakur
Elenco – Forest Whitaker, Julia Stiles, Jeremy Renner, Peter Coyote.

Na cena inicial, uma viúva é enganada por dois funcionários de uma empresa de seguros. O investigador Abe (Forest Whitaker) e o supervisor Frank (Peter Coyote) manipulam a pobre mulher para favorecer a seguradora. 

Em seguida, a trama pula para um bar de beira de estrada, onde um sujeito (Jeremy Renner) forja um acidente de carro fatal que deixa uma vítima irreconhecível. Seu objetivo é fazer sua irmã (Julia Stiles) receber um milhão de dólares do seguro. Abe segue para a pequena cidade em busca de evidências de que o acidente tenha sido uma fraude. 

A instigante premissa que mistura investigação e fraude de seguros se perde em um roteiro previsível e uma narrativa irregular. O roteiro não consegue criar suspense ou reviravoltas, pois as cartas são colocadas na mesa rapidamente. O que resta de qualidade é a investigação feita pelo meticuloso personagem de Forest Whitaker. 

O diretor islandês Baltasar Kormakur faria filmes melhores em Hollywood como “Evereste”, “Contrabando” e o comentado anteriormente “Tráfico de Órgãos”.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Os 2 filmes tem atores bons e a histórias interessantes.
Não consigo aceitar ou acreditar que exista, no meio médico, tráfico de órgãos.

Achei outro site de cinema que abre sem problema (www.mmfilmes.com).
Mas não tem Jolene.
O outro tem e não consigo vê.
Nem no IPAD nem no Computador de mesa.

Hugo disse...

Liliane - Vou visitar este site que você descobriu.