sábado, 7 de outubro de 2017

Quatro Vidas de um Cachorro

Quatro Vidas de um Cachorro (A Dog’s Purpose. EUA, 2017) – Nota 7,5
Direção – Lasse Hallstrom
Elenco – Josh Gad, Dennis Quaid, Peggy Lipton, Bryce Gheisar, K.J. Apa, Britt Robertson, Juliet Rylance, Luke Kirby, Logan Miller, John Ortiz, Kirby Howell Baptiste.

O título nacional está errado. Na verdade são cinco vidas do cachorro, sendo que uma delas é bem curta e provavelmente o sujeito que traduziu o título não percebeu ou ignorou a situação. 

O longa é narrado pelo cachorro (voz de Josh Gad) e segue cinco reencarnações do animal através de sua relações com os humanos ao seu redor. 

Deixando de lado a primeira encarnação que é mostrada rapidamente, os pontos altos do longa estão na segunda e na última história. Não citarei mais detalhes sobres estas duas histórias para não estragar a surpresa. As duas outras histórias que preenchem o longa se mostram um pouco deslocadas, mesmo entendendo que são tramas sensíveis. 

O grande acerto é mostrar a sensacional relação de amizade entre um cão e seu dono. Todas as pessoas que gostam de animais e que tem cães ao seu lado vão se emocionar com o filme. A amizade sincera entre dono e animal, as trapalhadas que os animais aprontam, seus hábitos e o triste momento do envelhecimento são retratados com extrema sensibilidade. 

O diretor sueco Lasse Hallstrom já havia explorado o tema de amizade entre homem e cachorro no também sensível “Sempre ao Seu Lado”.

3 comentários:

Amanda Aouad disse...

Ainda tenho curiosidade para ver. Na época do lançamento teve aquela polêmica com o cachorro que depois desmentiram, acabei não conferindo. Agora o título, parece que o erro já veio do livro, né? Ou no livro são quatro mesmo?

bjs

Hugo disse...

Amanda - Eu não li o livro, mas você deve estar correta. Provavelmente o erro vem da tradução do título do livro.

Bjos

Liliane de Paula disse...

Já senti que é um bonito filme, Hugo.
Só conheço o Dennis Quaid.
Mas o filme é de 2017 e acho que não vou encontrar.
Mas vou anotar.