sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Duelo em Diablo Canyon, A Última Carroça & A Hora da Pistola


Duelo em Diablo Canyon (Duel at Diablo, EUA, 1956) – Nota 7
Direção – Ralph Nelson
Elenco – James Garner, Sidney Poitier, Bibi Andersson, Dennis Weaver, Bill Travers, William Redfield, Ralph Nelson, John Hoyt.

Em território apache, Jess Remsberg (James Garner) consegue salvar a jovem Ellen Grange (Bibi Andersson) que estava sendo perseguida pelos índios e a leva para uma cidade próxima. O objetivo de Jess é encontrar o assassino de sua esposa que era uma índia comanche. Antes de chegar ao assassino, Jess é contratado pelo tenente McAllister (Bill Travers) para escoltar um batalhão de soldados em busca do chefe apache Chata. Com ajuda do domador de cavalos Toller (Sidney Poitier), o grupo segue na caça aos índios. 

Com uma trama clássica do gênero que explora vingança, ódio, preconceito entre brancos e índios, além de ótimas sequências de ação, este competente western prende a atenção do início ao fim. Além dos ótimos James Garner e Sidney Poitier, vale destacar a curiosa presença da sueca Bibi Andersson, famosa por seus trabalhos com Ingmar Bergman. 

A Última Carroça (The Last Wagon, EUA, 1956) – Nota 7
Direção – Delmer Daves
Elenco – Richard Widmark, Felicia Farr, Tommy Rettig, Susan Kohner, George Matthews, Douglas Kennedy, James Drury.

Comanche Todd (Richard Widmark) é um homem branco que foi criado pelos comanches e que está sendo acusado de assassinar três sujeitos. Capturado pelo xerife (George Matthews) e sendo levado de trem para ser enforcado, o destino termina por salvar Comanche Todd. Um ataque dos apaches mata várias pessoas no local, mas Todd sobrevive. Mesmo sendo considerado um assassino, sua experiência se torna a única chance de sobrevivência para um grupo de colonos. 

O roteiro mescla com competência as ótimas cenas de ação com uma história sobre ódio e preconceito. O protagonista é odiado pelos brancos, culpado por ter vivido como comanche, porém ao longo da história os demais personagens descobrem o verdadeiro caráter do sujeito. A trama é valorizada pela interpretação do sempre sisudo Richard Widmark, um dos grandes atores dos anos cinquenta e sessenta. 

A Hora da Pistola (Hour of the Gun, EUA, 1967) – Nota 7
Direção – John Sturges
Elenco – James Garner, Jason Robards, Robert Ryan, Albert Salmi, Jon Voight.

Este curioso western tem como cena inicial o famoso tiroteio no OK Curral em que Doc Holliday (Jason Robards), Wyatt Earp (James Garner) e seus irmãos enfrentam a família Clanton liderada pelo patriarca Ike (Robert Ryan). Esta clássica sequência foi o clímax dos filmes “Paixão dos Fortes” e “Sem Lei e Sem Alma”. Aqui o tiroteio é a premissa, a proposta do roteiro é mostrar os fatos seguintes ao conflito. A vingança dos Clantons que sobreviveram é um destes fatos. É um western competente que utiliza todos os elementos do gênero. 

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Não vi nenhum.
Lembro da Bibi Anderson num filme de Ingmar Bergman.

Estou vendo algumas séries no Netflix.
Todas de uma só vez.
Não acho legal mas é a maneira de pelo menso selecionar o que vou continuar e o que não vou continuar assistindo.

Hugo disse...

Liliane - Realmente são muitas opções de séries, fica difícil escolher o que seguir.